EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO POLO EDUCACIONAL DE PORTO NACIONAL-TO

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO POLO EDUCACIONAL DE PORTO NACIONAL-TO

Autores

  • Roberto Souza SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v7n12p128-140

Palavras-chave:

Educação Quilombola; experiências pedagógicas; Cultura

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas no Polo Educacional de Porto Nacional-TO, ressaltando a lei 10639/2003 como forma de contribuir para a inclusão da História e Cultura Afro-brasileira no âmbito da sala de aula. Esta lei impõe a inclusão da cultura afro brasileira, como também na manutenção, revitalização e fortalecimento da cultura quilombola no ensino escolar. A metodologia empregada consistiu na realização de pesquisas bibliográficas sobre o tema, como também, a partir da pesquisa de campo. Nota-se que não só no Polo Educacional de Porto Nacional-TO, mas outros polos ainda não adequaram o seu currículo a uma educação diferenciada voltada a valorização das práticas e experiências pedagógicas voltadas para a cultura quilombola. Observa-se que a historia dos quilombolas ainda se encontra a margem do processo histórico do país.

Biografia do Autor

Roberto Souza SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS

Graduado em Geografia, Mestre em Planejamento Urbano pela UnB-DF e doutorado em Geografia Regional pela UNESP-Rio Claro SP. Professor associado do curso de Geografia do Campus Universitário-UFT de Porto Nacional-TO e professor permanentec do Mestrado em Geografia UFT Porto Nacional. Pós-doutorado em geografia humana pelo Instituto de Estudos Socioambientais -IESA-UFG Goiania-GO. Membro do Necleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrarios - NURBA.

Referências

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Publicado

2018-07-25

Como Citar

SANTOS, Roberto Souza. EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO POLO EDUCACIONAL DE PORTO NACIONAL-TO: EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO POLO EDUCACIONAL DE PORTO NACIONAL-TO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 128–140, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v7n12p128-140. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/5359. Acesso em: 16 nov. 2024.