RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Ações do subprojeto de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná - Brasil

Autores/as

  • Alison Diego Leajanski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ingrid Cristina Ligoski de Avila Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Claudia de Barros Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Carla Silvia Pimentel Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n20p152-167

Palabras clave:

Residência Pedagógica, Formação Docente, Educação Básica, Metodologias de Ensino

Resumen

O presente texto apresenta as linhas de ação e as atividades desenvolvidas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Residência Pedagógica – subprojeto Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que foram implementadas em três escolas da Rede Pública Estadual entre agosto de 2018 e dezembro de 2019. A base teórica do projeto foi pautada no desenvolvimento da profissionalidade docente, centrada na apreensão de saberes da docência. Foram desenvolvidos estudos sobre a profissão de professor, realizadas análises e discussões críticas da Base Nacional Comum Curricular, produzidos diagnósticos socioambientais das escolas, mostras geocientíficas, oficinas pedagógicas, saídas a campo, regências individuais e compartilhadas, e atividades organizativas nas escolas. Em síntese, os resultados revelam contribuições para a formação profissional dos alunos residentes no âmbito dos saberes dos alunos, do contexto escolar, dos materiais e do currículo, além de conhecimentos pedagógicos do conteúdo geográfico. Os estudantes das escolas parceiras participaram de práticas inovadoras e houve o fortalecimento da relação entre a IES e as escolas da educação básica.

Biografía del autor/a

Alison Diego Leajanski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestrando em Gestão do Território na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ingrid Cristina Ligoski de Avila, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestranda em Gestão do Território na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ana Claudia de Barros, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduanda no curso de Licenciatura em Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Carla Silvia Pimentel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora efetiva do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Citas

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital CAPES nº 06/2018. Dispõe sobre o Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2021.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão. 2. ed. Brasília: Liber Livro, 2009.

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto; OLIVEIRA, Ana Carolina Garcia de. Oficinas Pedagógicas: Uma Proposta para a Reflexão e a Formação de Professores. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 125-133, mai. 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

NADAL, Beatriz Gomes; PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. O trabalho de ensinar: desafios contemporâneos. In: NADAL, Beatriz Gomes (Org.). Práticas Pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007. p. 15-34.

PORTUGAL. Jussara Fraga; SOUZA, Elizeu Clementino de. Ensino de Geografia e o mundo rural: diversas linguagens e proposições metodológicas. In: CALVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Temas da Geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013, p. 95-134.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SILVA, Marilda da. Vozes alcançadas: o que dizem. In: ______. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 23-92.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Revista de currículum y formación del profesorado, v. 9, n. 2, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. As dimensões do processo didático na ação docente. In: ROMANAWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 13-30.

Publicado

2021-03-29

Cómo citar

LEAJANSKI, Alison Diego; AVILA, Ingrid Cristina Ligoski de; BARROS, Ana Claudia de; PIMENTEL, Carla Silvia. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Ações do subprojeto de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná - Brasil. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 152–167, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n20p152-167. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/11393. Acesso em: 23 nov. 2024.