RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Ações do subprojeto de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n20p152-167Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Formação Docente, Educação Básica, Metodologias de EnsinoResumo
O presente texto apresenta as linhas de ação e as atividades desenvolvidas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Residência Pedagógica – subprojeto Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que foram implementadas em três escolas da Rede Pública Estadual entre agosto de 2018 e dezembro de 2019. A base teórica do projeto foi pautada no desenvolvimento da profissionalidade docente, centrada na apreensão de saberes da docência. Foram desenvolvidos estudos sobre a profissão de professor, realizadas análises e discussões críticas da Base Nacional Comum Curricular, produzidos diagnósticos socioambientais das escolas, mostras geocientíficas, oficinas pedagógicas, saídas a campo, regências individuais e compartilhadas, e atividades organizativas nas escolas. Em síntese, os resultados revelam contribuições para a formação profissional dos alunos residentes no âmbito dos saberes dos alunos, do contexto escolar, dos materiais e do currículo, além de conhecimentos pedagógicos do conteúdo geográfico. Os estudantes das escolas parceiras participaram de práticas inovadoras e houve o fortalecimento da relação entre a IES e as escolas da educação básica.
Referências
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital CAPES nº 06/2018. Dispõe sobre o Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2021.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão. 2. ed. Brasília: Liber Livro, 2009.
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto; OLIVEIRA, Ana Carolina Garcia de. Oficinas Pedagógicas: Uma Proposta para a Reflexão e a Formação de Professores. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 125-133, mai. 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
NADAL, Beatriz Gomes; PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. O trabalho de ensinar: desafios contemporâneos. In: NADAL, Beatriz Gomes (Org.). Práticas Pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007. p. 15-34.
PORTUGAL. Jussara Fraga; SOUZA, Elizeu Clementino de. Ensino de Geografia e o mundo rural: diversas linguagens e proposições metodológicas. In: CALVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Temas da Geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013, p. 95-134.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SILVA, Marilda da. Vozes alcançadas: o que dizem. In: ______. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 23-92.
SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Revista de currículum y formación del profesorado, v. 9, n. 2, 2005.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. As dimensões do processo didático na ação docente. In: ROMANAWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 13-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.