RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Ações do subprojeto de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná - Brasil
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n20p152-167Mots-clés :
Residência Pedagógica, Formação Docente, Educação Básica, Metodologias de EnsinoRésumé
O presente texto apresenta as linhas de ação e as atividades desenvolvidas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Residência Pedagógica – subprojeto Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que foram implementadas em três escolas da Rede Pública Estadual entre agosto de 2018 e dezembro de 2019. A base teórica do projeto foi pautada no desenvolvimento da profissionalidade docente, centrada na apreensão de saberes da docência. Foram desenvolvidos estudos sobre a profissão de professor, realizadas análises e discussões críticas da Base Nacional Comum Curricular, produzidos diagnósticos socioambientais das escolas, mostras geocientíficas, oficinas pedagógicas, saídas a campo, regências individuais e compartilhadas, e atividades organizativas nas escolas. Em síntese, os resultados revelam contribuições para a formação profissional dos alunos residentes no âmbito dos saberes dos alunos, do contexto escolar, dos materiais e do currículo, além de conhecimentos pedagógicos do conteúdo geográfico. Os estudantes das escolas parceiras participaram de práticas inovadoras e houve o fortalecimento da relação entre a IES e as escolas da educação básica.
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