DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA CONTEMPORANEIDADE POLÍTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14278

Palabras clave:

Educação ambiental, Formação continuada em educação ambiental, Ensino sobre o meio ambiente, Temas transversais em educação

Resumen

Este artigo se propõe a abordar os desafios e perspectivas da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. Parte-se do princípio que a educação ambiental é fundamental para a manutenção do meio ambiente, bem como para a conservação da vida humana, ainda que o homem pareça não se preocupar com a natureza na contemporaneidade. Por educação ambiental, entende-se o processo de ensino-aprendizagem que forma cidadãos conscientes sobre as questões ambientais e os prepara para uma ação transformadora que visa tornar viável o desenvolvimento socioeconômico em sintonia com a preservação da natureza. Diante disso, é imprescindível que os professores invistam em formação continuada, para que possam transmitir valores ambientais em sala de aula, possibilitando debates com seus alunos. Nesse seguimento, este artigo apresenta como objetivos compreender alguns conceitos sobre a educação ambiental e abordar os investimentos dos educadores em formação continuada nessa área. Para tanto, envolve uma pesquisa bibliográfica realizada em bases de dados como SciELO, LibGen, Google Scholar e outros portais.

Biografía del autor/a

Kely Terezinha Pinto França, Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho

Formada em Normal Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2005), Pós-graduada Em psicopedagogia pela Faculdade Asa de Brumadinho - (2007). Pós-graduada em Supervisão Escolar pela Faculdade do Norte de Minas Gerais - FINOM (2009). Pós-graduada em Educação Infantil e Libras Pela Famart. Professora de Educação Infantil na Escola Maria Coeli Afonso do Município de Brumadinho - (1995 a atualmente) e Especialista em Educação Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - (2018 - a atualmente). Diretora de Ensino da Prefeitura Municipal de Brumadinho por 4 anos - (2012 a 2016). Professora na Escola Privada de Ensino - SEMEAR - (2002 - 2012).

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Publicado

2022-09-01

Cómo citar

FRANÇA, Kely Terezinha Pinto. DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA CONTEMPORANEIDADE POLÍTICA. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 243–264, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i24.14278. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/14278. Acesso em: 24 nov. 2024.