DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA CONTEMPORANEIDADE POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14278Palavras-chave:
Educação ambiental, Formação continuada em educação ambiental, Ensino sobre o meio ambiente, Temas transversais em educaçãoResumo
Este artigo se propõe a abordar os desafios e perspectivas da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. Parte-se do princípio que a educação ambiental é fundamental para a manutenção do meio ambiente, bem como para a conservação da vida humana, ainda que o homem pareça não se preocupar com a natureza na contemporaneidade. Por educação ambiental, entende-se o processo de ensino-aprendizagem que forma cidadãos conscientes sobre as questões ambientais e os prepara para uma ação transformadora que visa tornar viável o desenvolvimento socioeconômico em sintonia com a preservação da natureza. Diante disso, é imprescindível que os professores invistam em formação continuada, para que possam transmitir valores ambientais em sala de aula, possibilitando debates com seus alunos. Nesse seguimento, este artigo apresenta como objetivos compreender alguns conceitos sobre a educação ambiental e abordar os investimentos dos educadores em formação continuada nessa área. Para tanto, envolve uma pesquisa bibliográfica realizada em bases de dados como SciELO, LibGen, Google Scholar e outros portais.
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