ESTÁGIO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA

compartilhando experiências remotas na educação geográfica – Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M) Walkise da Silveira Vianna, Marabá – Pará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14662

Palabras clave:

Estágio Docente, Educação Remota, Ensino de Geografia

Resumen

O presente artigo tem como objetivo compartilhar as experiências e os desafios vicenciados de maneira remota, através do Estágio Docente em Geografia (Unifesspa), realizado na Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M) Walkise da Silveira Vianna no município de Marabá – Pará, durante o período da Covid – 19.   As metodologias utilizadas para a realização dessa pesquisa foram 1) Análise bibliográfica; 2) Observação das aulas de Geografia e 3) Regência ministrada pelos discentes. Um dos espaços formativos que tiveram que se readequar ao contexto de pandemia, foram as instituições de Ensino Superior, afim de dispor à continuidade dos semestres dos diversos cursos. Inclusive, uma dessas mudanças se deram na realização da disciplina de Estágio Docente (E.D) , que estabelece uma carga horária dividida entre Teoria (Universidade) e Prática (Escola) nos cursos de Licenciatura. O estágio é “[...] um componente teórico-prático, isto é, possui uma dimensão ideal, teórica subjetiva, articulada com diferentes posturas educacionais, bem como uma dimensão real, material, social e prática” (PICONEZ, 2008, p.25).  É importante salientar as diferentes readequações educacionais no contexto em que fomos inseridos – Pandemia da Covid -19 – solicitando a imersão de alunos e professores no meio virtual (Ensino Remoto Emergencial), através do acesso à internet e manuseio de plataformas antes não tão exploradas para tal finalidade, escancarando com mais enfâse o acesso e direito à educação, sobretudo de qualidade.

Biografía del autor/a

Monique Eduarda Santos Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

Graduanda em Geografia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Robson Alves dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

Doutor em Geografia pela UFG/Goiânia, Mestrado e Graduação pela UFG (Campus Catalão). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Unidade Marabá.

Citas

BARBOSA, Carla Melissa; KAERCHER, Nestor André. Diálogo entre quem gosta de educar e uma educadora deseducada. In: TONINI, Ivaine Maria; et al. (org). O ensino de Geografia e da História: saberes e fazeres na contemporaneidade. Porto Alegre: Evangraf, 2015, v.2, p. 55 – 67.

BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007 2010/2008/lei/l11788.htm.

BRASIL. Portaria. N° 343. Acesso em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 . Disponível em 24 de Junho de 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Boletim de Serviço Eletrônico do Inep, Brasília, DF, 2019.

DANTAS, Thiago Calheiros; DOS SANTOS, Maria Francineila Pinheiro; DA SILVA, Ana Paula Lopes. O desenho como recurso didático no ensino de geografia. Revista Contexto Geográfico, v. 1, n. 2, p. 52-61, 2016. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/contextogeografico/article/view/6093 Acesso em: 19 mar. 2022

CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal et al. A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. In. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, [n. p.], 2020.

CAPORALE, Giancarlo. Pibid-Espaço de Formação docente: uma análise das relações entre a escola básica e a universidade. 2015.

CAPORALE, Giancarlo. Pibid – Terceiro Espaço. In: O Estágio Supervisionado e o Professor de Geografia: Múltiplos Olhares. VALLERIUS, Daniel Mallmann; MOTA, Hugo Gabriel; DOS SANTOS, Leovan Alves. Paco e Littera, 2019.

CAVALCANTI, L. S.; PIRES, L. M. . O estágio supervisionado na formação de professores de geografia: Políticas educacionais reguladoras e composições curriculares. In: Lana de Souza Cavalcanti; Lucineide Mendes Pires; Vanilton Camilo de Souza. (Org.). Currículo e ensino de geografia- apontamentos para a formação de professores no contexto ibero-americano. 1ed.Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017, v. 1, p. 137-158.

GOMES, Helton S. Como o Google quer fazer você esquecer do Zoom para videoconferências. São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/tilt/ noticias/redacao/2020/04/29/como-o-google-quer-fazer-voce-esquecer-do-zoom-para-fazer-videoconferencias.htm>. Acesso em: 30 abr. 2022.

LIBÂNEO, J. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.

PICONEZ, S. C. B. A Prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: PICONEZ, S. C. B. (Org.). A prática de ensino e o estágio Supervisionado. 15 ed., Campinas: Papirus, 2008. p. 15-38

PIMENTA, S.; LIMA, M. S. L. Diferentes concepções do estágio obrigatório. In. GURIDI, V. M.; PIOKER-HARA, F. C. (Org.). Experiências de ensino nos estágios obrigatórios. Campinas: Alínea, 2013

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Situation Report. - 51. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10>. Acesso: 01 de fev. 2022

VALLERIUS, D. M.. O Estágio Supervisionado de professores de Geografia: notas importantes e (des)pretensiosas para o seu revelar. In: VALLERIUS, Daniel Mallmann; MOTA, Hugo Gabriel; SANTOS, Leovan Alves. (Org.). O Estágio Supervisionado e o Professor de Geografia: Múltiplos Olhares. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2019, v. 1, p. 21-38

Publicado

2022-09-01

Cómo citar

SILVA, Monique Eduarda Santos; FERREIRA JÚNIOR, Dionel Barbosa; SANTOS, Robson Alves dos. ESTÁGIO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: compartilhando experiências remotas na educação geográfica – Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M) Walkise da Silveira Vianna, Marabá – Pará. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 310–322, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i24.14662. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/14662. Acesso em: 24 nov. 2024.