ESTÁGIO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
compartilhando experiências remotas na educação geográfica – Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M) Walkise da Silveira Vianna, Marabá – Pará
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14662Palavras-chave:
Estágio Docente, Educação Remota, Ensino de GeografiaResumo
O presente artigo tem como objetivo compartilhar as experiências e os desafios vicenciados de maneira remota, através do Estágio Docente em Geografia (Unifesspa), realizado na Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M) Walkise da Silveira Vianna no município de Marabá – Pará, durante o período da Covid – 19. As metodologias utilizadas para a realização dessa pesquisa foram 1) Análise bibliográfica; 2) Observação das aulas de Geografia e 3) Regência ministrada pelos discentes. Um dos espaços formativos que tiveram que se readequar ao contexto de pandemia, foram as instituições de Ensino Superior, afim de dispor à continuidade dos semestres dos diversos cursos. Inclusive, uma dessas mudanças se deram na realização da disciplina de Estágio Docente (E.D) , que estabelece uma carga horária dividida entre Teoria (Universidade) e Prática (Escola) nos cursos de Licenciatura. O estágio é “[...] um componente teórico-prático, isto é, possui uma dimensão ideal, teórica subjetiva, articulada com diferentes posturas educacionais, bem como uma dimensão real, material, social e prática” (PICONEZ, 2008, p.25). É importante salientar as diferentes readequações educacionais no contexto em que fomos inseridos – Pandemia da Covid -19 – solicitando a imersão de alunos e professores no meio virtual (Ensino Remoto Emergencial), através do acesso à internet e manuseio de plataformas antes não tão exploradas para tal finalidade, escancarando com mais enfâse o acesso e direito à educação, sobretudo de qualidade.
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