Os PENSARES DOS JOVENS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MAJOR OTÁVIO PITALUGA A RESPEITO DA HISTÓRIA E DO ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v4n6p80-87Palabras clave:
Ensino de História, História, Jovens, Ensino MédioResumen
Este artigo trata a respeito dos pensares dos jovens do terceiro ano do ensino médio da modalidade regular na cidade de Rondonópolis-MT sobre a História e o ensino de história. Nesse sentido, tentar compreender a visão desses sujeitos para problematizar a relação entre ensino e aprendizagem no ensino médio, por meio da etnografia em sala de aula, questionários e possíveis entrevistas, não somente com os alunos, como também professores. Os resultados, no entanto, são parciais, visto que este se remete a outro projeto ainda em construção.
Citas
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas:Papirus, 2003. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). p.40; 56; 103.
MAGNANI, J. G. Horizontes Antropológicos: Etnografia como prática e experiência. Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 132, jul/dez. 2009. p. 132.
MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória:a cultura popular revisitada. 3.Ed. São Paulo: Contexto, 1994.
SAMARA, Eni de Mesquita. História & Documento e metodologia de pesquisa. In: A leitura crítica do documento/ Eni de Mesquita Samarae Ismênia Spínola Silveira Truzzi Tupy. –2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 117-121.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Tocantinense de Geografia no remunera a ningún autor por la publicación de sus textos. Los contenidos de los textos publicados en esta revista son responsabilidad de los autores.