Os PENSARES DOS JOVENS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MAJOR OTÁVIO PITALUGA A RESPEITO DA HISTÓRIA E DO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Adriadna Lispector Rodrigues Pereira UFMT
  • Paula Faustino Sampaio UFMT
  • Adriadna Lispector Rodrigues Pereira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Paula Faustino Sampaio Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v4n6p80-87

Palavras-chave:

Ensino de História, História, Jovens, Ensino Médio

Resumo

Este artigo trata a respeito dos pensares dos jovens do terceiro ano do ensino médio da modalidade regular na cidade de Rondonópolis-MT sobre a História e o ensino de história. Nesse sentido, tentar compreender a visão desses sujeitos para problematizar a relação entre ensino e aprendizagem no ensino médio, por meio da etnografia em sala de aula, questionários e possíveis entrevistas, não somente com os alunos, como também professores. Os resultados, no entanto, são parciais, visto que este se remete a outro projeto ainda em construção.

Biografia do Autor

Adriadna Lispector Rodrigues Pereira, UFMT

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015).

Paula Faustino Sampaio, UFMT

Possui graduação em Licenciatura em Historia pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis-MT. Experiência na educação básica, superior e na educação a distância. Pesquisa sobre feminismo, gênero, memória, ensino de história, juventudes e diversidade

Adriadna Lispector Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015). Pós-graduanda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Paula Faustino Sampaio, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Licenciatura em Historia pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Doutorado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2021). Atualmente, é Professora de História na Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Indígenas Mulheres; Colonialismos; Lutas de resistências; História das mulheres e relações de gêneros; Ensino de história.

Referências

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas:Papirus, 2003. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). p.40; 56; 103.

MAGNANI, J. G. Horizontes Antropológicos: Etnografia como prática e experiência. Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 132, jul/dez. 2009. p. 132.

MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória:a cultura popular revisitada. 3.Ed. São Paulo: Contexto, 1994.

SAMARA, Eni de Mesquita. História & Documento e metodologia de pesquisa. In: A leitura crítica do documento/ Eni de Mesquita Samarae Ismênia Spínola Silveira Truzzi Tupy. –2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 117-121.

Downloads

Publicado

2015-08-20

Como Citar

PEREIRA, Adriadna Lispector Rodrigues; SAMPAIO, Paula Faustino; PEREIRA, Adriadna Lispector Rodrigues; SAMPAIO, Paula Faustino. Os PENSARES DOS JOVENS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MAJOR OTÁVIO PITALUGA A RESPEITO DA HISTÓRIA E DO ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 80–87, 2015. DOI: 10.20873/rtg.v4n6p80-87. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/1527. Acesso em: 24 nov. 2024.