Os PENSARES DOS JOVENS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MAJOR OTÁVIO PITALUGA A RESPEITO DA HISTÓRIA E DO ENSINO DE HISTÓRIA
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v4n6p80-87Mots-clés :
Ensino de História, História, Jovens, Ensino MédioRésumé
Este artigo trata a respeito dos pensares dos jovens do terceiro ano do ensino médio da modalidade regular na cidade de Rondonópolis-MT sobre a História e o ensino de história. Nesse sentido, tentar compreender a visão desses sujeitos para problematizar a relação entre ensino e aprendizagem no ensino médio, por meio da etnografia em sala de aula, questionários e possíveis entrevistas, não somente com os alunos, como também professores. Os resultados, no entanto, são parciais, visto que este se remete a outro projeto ainda em construção.
Références
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas:Papirus, 2003. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). p.40; 56; 103.
MAGNANI, J. G. Horizontes Antropológicos: Etnografia como prática e experiência. Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 132, jul/dez. 2009. p. 132.
MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória:a cultura popular revisitada. 3.Ed. São Paulo: Contexto, 1994.
SAMARA, Eni de Mesquita. História & Documento e metodologia de pesquisa. In: A leitura crítica do documento/ Eni de Mesquita Samarae Ismênia Spínola Silveira Truzzi Tupy. –2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 117-121.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.