DECOLONIALIDADE, MODERNIDADE E CULTURA DOS COMUNS

reflexões sobre a questão ambiental no currículo do novo ensino médio no estado do Tocantins

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v13i30.17758

Palabras clave:

Currículo, Decolonialidade, Modernidade, Questão ambiental, Cultura dos comuns

Resumen

Neste artigo discutimos as dinâmicas sociais contemporâneas no debate sobre Estado, sociedade e natureza, reconhecendo as abordagens da temática ambiental e sua materialidade sob a égide do capital globalizado imbricadas na reformulação do currículo do Novo Ensino Médio. Com o objetivo de compreender a questão ambiental, como instrumento de ação sociopolítica e territorial, identificando os elementos da colonialidade global, procedemos com análises nos documentos curriculares de nível nacional e estadual, levantamento de ações nos Projetos Pedagógicos de 2020 a 2023, nos relatórios do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, em Araguaína, norte do Tocantins. Identificamos que o modelo proposto invisibiliza as vivências, práticas epistemológicas e cosmovisões, que estão assentes numa Cultura do Comum, tão necessárias para compreensão da realidade amazônica e do território do Tocantins, as narrativas desenvolvimentistas, que estrategicamente diluem as práticas curriculares a partir de ações superficiais de cunho pragmático pontual. Em contrapartida, entendemos pela perspectiva decolonial, a possibilidade de trilhar outras vias epistemológicas e conectar os saberes de forma interdisciplinar.

Biografía del autor/a

Edileila Santos de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestranda em Estudos de Cultura e Território pelo programa PPGcult-UFNT, professora da educação básica da rede estadual do Tocantins, licenciada em geografia pela Unitins (2003), e Pedagogia (2022). Especializada em Gestão Ambiental pela ESEA/FTD, (2007) Administração e Supervisão Escolar (2004), pela FIA e Orientação Escolar (2022). Atuou como professora no Ensino Superior nas instituições UFT, CESTEP, ESEA E IPEF em Araguaína - TO. Exerceu as funções de supervisora educacional e gestora de escola pública. Grande parte da sua trajetória profissional está voltada para docência na educação básica. Desempenhou de 2018 a 2023, a função de coordenadora pedagógica junto ao currículo de ciências humanas e posteriormente na coordenação pedagógica geral.

Vanessa Lessio Diniz, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professora do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) - campus Araguaína. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território - PPGCult da UFNT. Doutora em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em Ensino e História de Ciências da Terra pela Unicamp (2014). Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela mesma universidade (2011). Trabalhou na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como professora de Educação Básica II (PEB II) de Geografia entre os anos de 2013 a 2015. Atuou como bolsista CAPES no Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa - PQLP (2014-2015), cooperação internacional em Timor-Leste, atuando principalmente como docente e codocente em disciplinas da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nacional Timor Lorosae (UNTL).

Luciméa Santos Lima, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Bolsista (CAPES/BRASIL) de Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (2023).
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014), Mestre em
Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (2017), Doutora em Estudos
Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (2022). Atualmente estuda trajetórias de
jovens meninas e meninos negros em escolas de campo e seus deslocamentos para o ensino
superior, bem como questões de raça, gênero e sexualidade no contexto da Educação do Campo.

Vinicius Gomes de Aguiar, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em Geotecnia e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás (2009) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é docente do curso de licenciatura em Geografia
da Universidade Federal do Norte do Tocantins, é membro do LabGeo – Laboratório de Geotecnologias, do Neuza – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas
– e atua como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território
(PPGCult). Com experiência em trabalhos envolvendo conflitos ambientais, territoriais,
geotecnologias e comunidades tradicionais.

Citas

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Publicado

2024-10-22

Cómo citar

SOUSA, Edileila Santos de; DINIZ, Vanessa Lessio; LIMA, Luciméa Santos; AGUIAR, Vinicius Gomes de. DECOLONIALIDADE, MODERNIDADE E CULTURA DOS COMUNS: reflexões sobre a questão ambiental no currículo do novo ensino médio no estado do Tocantins. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 467–490, 2024. DOI: 10.20873/rtg.v13i30.17758. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/17758. Acesso em: 22 nov. 2024.