O ENSINO DE GEOGRAFIA

PERSPECTIVAS ATUAIS

Autores/as

  • Ricardo Ferreira Miranda Universidade Federal de Goiás
  • Ricardo Ferreira Miranda Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v4n5p34-49

Palabras clave:

Ensino, Geografia, Práticas Escolares

Resumen

Este estudo estar articulado com as experiências de trabalho com o ensino de Geografia em uma escola particular da cidade de Palmas-Tocantins e experiências relatadas por professores da rede pública estadual. Tem como objetivos principais apresentar algumas questões teórico-práticas que nos preocupam no processo de ensino desta área do conhecimento e expor a padronização do ensino geográfico escolar deixando esse acrítico e neutro. 

Biografía del autor/a

Ricardo Ferreira Miranda, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em georgafia pela Universidade Federal do Tocantins, desenvolve pesquisas nas linhas de ensino, geografia urbana e agrária.

Ricardo Ferreira Miranda, Universidade Federal de Goiás

Fez mestrado na Universidade Federal do Tocantins, com o projeto intitulado como: Miracema do Tocantins uma cidade em (Des)construção. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás(UFG- 2011). Atualmente é professor do Colégio Marista de Palmas. Desenvolve pesquisa na área de geografia urbana/rural e no ensino de geografia. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Mundo RuralL- EDURURAL da UFT - Campus de Miracema. 

Citas

BRASIL. MINISTÈRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: história e geografia. Ministério da educação fundamental. 3 ed. Brasília: A secretária, 2001.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. –Campinas, SP: Papirus,1998.

Publicado

2015-05-07

Cómo citar

MIRANDA, Ricardo Ferreira; MIRANDA, Ricardo Ferreira. O ENSINO DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS ATUAIS. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 34–49, 2015. DOI: 10.20873/rtg.v4n5p34-49. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/763. Acesso em: 22 nov. 2024.