CURSOS DE FORMAÇÃO, ENSINO REMOTO E O CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

Autores

  • Mateus Léssio Diniz USP

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11713

Palavras-chave:

Sars-CoV-2, Internet, Cursos de formação, Geografia, Ensino.

Resumo

A pandemia do vírus Sars-cov-2, impôs uma nova dinâmica nas relações sociais no Brasil e no mundo,  acarretando em mudanças estruturais em diversos setores da socidade. O presente relato busca a partir de experiências pessoais vivenciadas pelo autor, analisar o quanto a internet teve um papel fundamental na divulgação e no fomento de cursos de formação, desenvolvidos em conjunto com importantes instituições de ensino e universidades brasileiras durante o período de isolamento. O artigo tem por objetivo contextualizar as mudanças do cenário brasileiro referente a educação e ao trabalho, além de apresentar três cursos de formação desenvolvidos durante o segundo semestre de 2020, no intuito de contribuir com o debate acerca da importância do ciberespaço em tempos de crise sanitária.                 

 

Referências

ANTÓNIO MOREIRA, José; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de

educação digital online. Revista UFG, v. 20, n. 26, 13 maio 2020. Disponível em:

https://www.revistas.ufg.br/ revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 13 jan. 2021.

ARAGÃO, A. D. Produzindo textos a partir do gênero relato pessoal. Dissertação (Mestrado).

Universidade Federal de Sergipe. Núcleo de mestrado profissional em Letras. São Cristovão

(SE): [s.n], 2016.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARBOSA, A.T., FERREIRA, G. L., KATO, D. S. (2020). O ensino remoto emergencial de

Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da

Sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(2), 379-399.

https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.396

CARLOS, A. F. A. A “revolução” no cotidiano invadido pela pandemia. GESP- Grupo de

Geografia Urbana Crítica Radical (Org.). Covid 19 e a Crise Urbana. São Paulo. FFLCH, 2020.

p. 14.

CASTRO, J. Geografia da fome. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1959.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora,

EMPREGABILIDADE E ENSINO SUPERIOR NA PANDEMIA. Disponível em:

[https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2020/04/estudo-empregabilidadepandemia.pdf] Acesso em: 15 de janeiro de 2021.

FILHO, M. M. S. Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia Covid-19. Rev.

Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19. pág. 3-15, maio 2020

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

LEVEBVRE, H. O direito à cidade. 5. ed. São Paulo: Centauro Editora, 2016.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2002.

VASCONCELOS, P. A. Contribuição para o debate sobre processos e formas socioespaciais

nas cidades. In: VASCONCELOS, P. A; CORRÊA, R. L; PINTAUDI, S. M (Org.). A cidade

contemporânea – segregação espacial. São Paulo: Editora Contexto, 2016. p. 17-37.

Downloads

Publicado

2021-07-17

Como Citar

DINIZ, Mateus Léssio. CURSOS DE FORMAÇÃO, ENSINO REMOTO E O CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 69–81, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i1.11713. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/11713. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.