POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA CARREIRA NO ENSINO SECUNDÁRIO:
POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA CARREIRA NO ENSINO SECUNDÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11757Palavras-chave:
Palavras-chave: Possibilidade, Inserção, Educação, Carreira, ProfissãoResumo
O presente artigo tem como tema possibilidade de inserção da educação para carreira no ensino secundário. De carácter exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, a pesquisa em relato teve como objectivo reflectir sobre a possibilidade da inserção da educação para carreira no ensino secundário em Moçambique. Foram participantes desta pesquisa 16 sujeitos. Como instrumento de recolha de dados foi usado um guião de entrevista. O guião da entrevista para os alunos foi composto por 6 perguntas enquanto que o dos professores integrava 7 questões. A análise das entrevistas realizadas baseou-se na análise de conteúdo, que foi sistematizada em seis (6) categorias. Os resultados da pesquisa foram obtidos através de relatos dos dois subgrupos que evidenciaram que não existem programas de OPC na Escola onde o estudo foi realizado. Quanto a possibilidade, pertinência de inclusão dos programas de OPC no sistema escolar observou-se que tanto quanto professores quanto alunos consideram que há necessidade de se implementar acções e programas de educação de carreira na sua escola.
Referências
AGIBO. Maria Luisa Lopes Chicote .Intervenção e avaliação em orientação profissional:
Narrativas de Adolescentes Moçambicanos sobre a influência parental e a escolha da
profissão. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo.2016.
BARDIN. L. Analise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70,1979.
BARROS, M. C. A. A noção de maturidade vocacional na teoria de Donald Super. Psicologia
Reflexão e Crítica, 16 (3), 461-473, 2010.
DAWIS, R. The individual difference tradition in counseling psychology. Journal of
Counseling Psychology, 39, 7-19. 1992.
GOMES, C. Novo modelo de intervenção em contexto de transição para a vida activa. São
Paulo, SP: Vector 2004.
HOYT, K. Career education as a federal legislative effort. In K. B. Hoyt, Career education:
History and future (pp. 3-74). Tulsa, OK: National Career Development Association. 2005.
JENSCHKE, B. Cooperação Internacional: Desafios e Necessidades da Orientação e do
Aconselhamento em Face das Mudanças Mundiais no Trabalho e na Sociedade. Valinhos,
-13 de Outubro de 2001. Revista Brasileira de Orientação Profissional. Nº 04, 1/2. pp. 35-
2002.
LEVENFUS,R.S. Psicodinâmica vocacional. Porto Alegre, RS:Artes Medica, 1997.
LIMA, M. Estudo da maturidade vocacional em estudantes universitários. Trabalho de
Síntese não publicado para acesso à categoria de Assistente de Investigação da Faculdade de
Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Portugal 1989.
LIMA, M. R. Orientação e desenvolvimento da carreira em estudantes universitários. Tese
de Doutorado não-publicada, Programa de Pós - Graduação da Faculdade de Psicologia e de
Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal,1989.
GIL, A. C. Como elaborar um projecto de pesquisa, 2010.
LOBATO, C. Maturidade vocacional e género: Adaptação e uso de instrumentos de
avaliação. Dissertação de mestrado não-publicada, Porto Alegre, universidade Federal do Rio
Grande do Sul, 2001.
LUCCHIARI, D.H.P.S. o que é escolha profissional. São Paulo, SP: Summus, 1998.
MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo:
Editora Atlas, 1996.
MCCLELLAND, A., MACDONALD, F., & MACDONALD, H. Young people and labor
market disadvantages: the situation of young people not in education or full-time work,
Discussion Skills Forum, Australia’ youth: reality and risk, Sydney,1998.
MELO-SILVA, L.L & JACQUEMIN A. Intervenção em orientação vocacional/ profissional.
Avaliando resultados e processos. São Paulo, SP: Vector, 2001.
MINAYO, M.C.S. Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de programas
sociais. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz, 2006.
MUNHOZ, I.M.S. Educação para a carreira e representações sociais dos professores:
Limites e possibilidades na educação básica (Tese de Doutoramento não publica)
Univesidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, 2010.
NASCIMENTO,I.P. Projecto da vida dos adolescentes do ensino médio: um estudo
psicossocial sobre apresentações. Imaginário. São Paulo, v.12. 2008.
PARSONS, F. Choosing a Vocation. Boston: Houghton-Mifflin, 2009.
RODRÍGUES-MORENO, M. L. A educação para a carreira: Aplicação à infância e à
adolescência. In M. C. TAVEIRA & J. T. SILVA, Psicologia vocacional: Perspectivas para a
intervenção. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008.
ROGER, C. Psicoterapia e consulta psicológica. Lisboa: Moraes Editores, 1942
SILVA, A. A. Construção de Carreira no Ensino Superior. Tese de Doutoramento. Braga:
Universidade do Minho, 2008.
SILVA, A., TAVEIRA, M., & RIBEIRO, E. Mudanças no self de carreira em estudantes
universitários, Revista Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação, 2009.
SUPER, D. E.The Work Values Inventory. Contemporary approaches to Interest
Measurement, Minneapolis: University of Minnesota, 1995.
TAVEIRA, M. C. Programação do desenvolvimento vocacional. Braga: Instituto de
Educação e Psicologia/Universidade do Minho, 2003.
TEIXEIRA, M. O., e Calado, I. Avaliação de um programa de orientação vocacional.
Comunicação apresentada no VII Simpósio de Investigação em Psicologia. Braga:
Universidade do Minho, 2010.
USSENE. Camilo. & Taveira, M.“Estudo do Career Decision-Making Difficulties
Questionnaire com Estudantes do Ensino Secundário Moçambicano.” Poster apresentado na
conferência “Vocacional”. APDC/Universidade do Minho, 2010.
USSENE. Camilo. & TAVEIRA, M.C. Career exploration in Mozambique: exploratory study
with secondary students. Poster apresentado no 15th South Africa Psychology Congress,
Cape Town, 11-14 Agosto, 2011.
USSENE. Camilo. O Papel da Orientação Vocacional nas Instituições Escolares. Artigo
Apresentado nas Jornadas da Educação (MINED-IND) 12 a 14 de Dezembro, 2012.
VONDRACEK, F. Counseling from normative and non-normative influences on career
development. The Career Development Quarterly, 40, 291-301, 1997.
WATTS, A. L’éducation en orientation pour les jeunes: les principes et l’offre au RoyaumeUni et dans les autres pays européens. L`orientation scolaire e professionnelle. 30, 92-104.
ZUNKER, V.G. Career Counseling: Applied Concepts of Life Planning (2 Ed.). California:
Brooks/Cole Publishing Company,1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Joao Francisco de Carvalho Choe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.