ENSINO DE QUÍMICA E NOVO ENSINO MÉDIO (NEM): NARRATIVAS E SABERES DE PROFESSORES DA SEDUC-MT EM FOCO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Química, Novo Ensino Médio, PCK

Resumo

No âmbito da reflexão sobre o papel do professor, destaca-se a importância dos conjuntos de saberes essenciais à profissão docente, amplamente estudados pela academia. Este artigo se concentra na área de ensino de Química, explorando as projeções e expectativas de um grupo de professores que ingressaram na rede estadual de educação de Mato Grosso (SEDUC-MT) através do concurso público (2017/1), no contexto do Novo Ensino Médio (NEM). O estudo visa compreender: Como as perspectivas, vivências e experiências de um grupo de professores de Química da SEDUC/MT, em Cuiabá, relacionam-se com o desenvolvimento dos saberes docentes destes, ao narrarem o ensino que realizam nos moldes do Novo Ensino Médio? A pesquisa adotada é de natureza narrativa, permitindo uma exploração detalhada das histórias individuais e coletivas dos professores. A coleta de dados inclui entrevistas semiestruturadas, que oferecem espaço para os professores compartilharem percepções e reflexões sobre como as mudanças no currículo e nas metodologias do NEM impactam suas práticas de ensino. A análise dos dados, emprega-se a Análise Textual Discursiva, que não apenas examina o conteúdo explícito das narrativas, mas também desvela os contextos sociais e os significados subjacentes às práticas pedagógicas relatadas. Espera-se que este estudo contribua para avançar as discussões sobre o currículo na educação básica e para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à formação de professores. Além disso, pretende-se explorar as interações entre os saberes fundamentais à prática pedagógica, como o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), proposto por Shulman, de maneira contextualizada e idiossincrática.

Biografia do Autor

Léo da Silva Floriano, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Graduado na Licenciatura Plena de Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Cuiabá, ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ), ex-Extensionista pelo projeto de Extensão "Educação Científica em Contexto Intercultural" e do programa "Tutoria - Consciência Química" pelo mesmo laboratório de pesquisa. Fui Professor de Química do Colégio Isaac Newton (CIN) em Cuiabá para alunos do Ensino Médio e Cursinho Pré-Vestibular. Fui Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Várzea Grande (IFMT) para os cursos técnicos integrado ao Ensino Médio de Edificações, Desenho de Construção Civil e Logística. Já atuei no Grupo de Estudos e Pesquisa "TSK Group" (IFMT - Cuiabá - Campus Octayde Jorge da Silva). Atualmente, sou concursado como Professor de Química na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), Mestre em Ensino de Matemática, Ciências Naturais e Suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva (PPGEn), Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá (PPGE) na Linha de Educação em Ciências e Educação Matemática, atuo como membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ/UFMT) e sou tutor do curso de Ciências Naturais e Matemática do IFMT, no formato EaD.

Marcos Oliveira de Araújo, Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Acre (2018), Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (2021) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2021). Possui experiência como docente da educação básica (Ciências e Química), docente da Educação Básica Técnica e Tecnológica e como Laboratorista no DEPASA. Atualmente é docente da educação básica na SEE.

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Pós doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Goiás (UFG) no ano de 2022. Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/REAMEC) no ano de 2016. Professor Associado lotado no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ). Atualmente é coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Campus Cuiabá (2023-2025). É professor no Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atuou como: I) coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMT (2021-2023); II) coordenador do PIBID Química, Campus Cuiabá, UFMT (2020 - 2022); e III) coordenador de ensino de graduação do curso de Licenciatura em Química (2012-2014). Participou como Avaliador de curso de graduação do Ministério da Educação (INEP). Foi representante docente no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com Seres Humanos da Área das Ciências Humanas e Sociais da UFMT (outubro/2019-fevereiro/2021). Integra a Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

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Publicado

2024-03-10

Como Citar

FLORIANO, Léo da Silva; ARAÚJO, Marcos Oliveira de; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. ENSINO DE QUÍMICA E NOVO ENSINO MÉDIO (NEM): NARRATIVAS E SABERES DE PROFESSORES DA SEDUC-MT EM FOCO. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, p. e24003, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19293. Acesso em: 17 set. 2024.

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