ENSEÑANZA DE QUÍMICA Y NOVO ENSINO MÉDIO (NEM): NARRATIVAS Y SABERES DE PROFESORES DE LA SEDUC-MT EN FOCO

Autores/as

Palabras clave:

Educación en Química, Novo Ensino Médio, PCK

Resumen

En el ámbito de explorar el papel de los educadores, destaca la importancia de conjuntos de conocimientos esenciales para la profesión docente, ampliamente investigados en la academia. Este artículo se adentra en el campo de la educación en Química, investigando las perspectivas y expectativas de un grupo de educadores que se incorporaron a la red de educación estatal de Mato Grosso (SEDUC-MT) mediante concurso público (2017/1), en el marco del Novo Ensino Médio (NEM). El estudio busca descubrir: ¿Cómo influyen las perspectivas, experiencias y trayectorias personales de los profesores de Química de SEDUC/MT en Cuiabá en su desarrollo profesional al narrar sus prácticas de enseñanza dentro del contexto del Novo Ensino Médio? La investigación adopta una metodología narrativa, facilitando una exploración matizada de las narrativas individuales y colectivas entre los educadores. La recolección de datos incluye entrevistas semiestructuradas, ofreciendo un espacio para que los educadores compartan sus percepciones y reflexiones sobre cómo los cambios en el currículo y metodologías del NEM afectan sus enfoques de enseñanza. El análisis emplea la Análisis Textual Discursivo, no solo examinando el contenido explícito de las narrativas, sino también revelando los contextos sociales y significados subyacentes en las prácticas pedagógicas discutidas.Este estudio aspira a avanzar en el discurso sobre el currículo de la educación básica y contribuir a la formulación de políticas públicas destinadas a mejorar la formación docente. Además, tiene como objetivo profundizar en la compleja interacción de conocimientos esenciales para la práctica pedagógica, como el Conocimiento Pedagógico del Contenido (PCK) delineado por Shulman, de manera contextual y idiosincrática.

Biografía del autor/a

Léo da Silva Floriano, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Graduado na Licenciatura Plena de Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Cuiabá, ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ), ex-Extensionista pelo projeto de Extensão "Educação Científica em Contexto Intercultural" e do programa "Tutoria - Consciência Química" pelo mesmo laboratório de pesquisa. Fui Professor de Química do Colégio Isaac Newton (CIN) em Cuiabá para alunos do Ensino Médio e Cursinho Pré-Vestibular. Fui Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Várzea Grande (IFMT) para os cursos técnicos integrado ao Ensino Médio de Edificações, Desenho de Construção Civil e Logística. Já atuei no Grupo de Estudos e Pesquisa "TSK Group" (IFMT - Cuiabá - Campus Octayde Jorge da Silva). Atualmente, sou concursado como Professor de Química na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), Mestre em Ensino de Matemática, Ciências Naturais e Suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva (PPGEn), Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá (PPGE) na Linha de Educação em Ciências e Educação Matemática, atuo como membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ/UFMT) e sou tutor do curso de Ciências Naturais e Matemática do IFMT, no formato EaD.

Marcos Oliveira de Araújo, Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Acre (2018), Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (2021) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2021). Possui experiência como docente da educação básica (Ciências e Química), docente da Educação Básica Técnica e Tecnológica e como Laboratorista no DEPASA. Atualmente é docente da educação básica na SEE.

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Pós doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Goiás (UFG) no ano de 2022. Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/REAMEC) no ano de 2016. Professor Associado lotado no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ). Atualmente é coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Campus Cuiabá (2023-2025). É professor no Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atuou como: I) coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMT (2021-2023); II) coordenador do PIBID Química, Campus Cuiabá, UFMT (2020 - 2022); e III) coordenador de ensino de graduação do curso de Licenciatura em Química (2012-2014). Participou como Avaliador de curso de graduação do Ministério da Educação (INEP). Foi representante docente no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com Seres Humanos da Área das Ciências Humanas e Sociais da UFMT (outubro/2019-fevereiro/2021). Integra a Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

Citas

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Publicado

2024-03-10

Cómo citar

FLORIANO, Léo da Silva; ARAÚJO, Marcos Oliveira de; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. ENSEÑANZA DE QUÍMICA Y NOVO ENSINO MÉDIO (NEM): NARRATIVAS Y SABERES DE PROFESORES DE LA SEDUC-MT EN FOCO. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 4, p. e24003, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19293. Acesso em: 19 sep. 2024.

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