ENSINO DE QUÍMICA E NOVO ENSINO MÉDIO (NEM): NARRATIVAS E SABERES DE PROFESSORES DA SEDUC-MT EM FOCO
Palavras-chave:
Ensino de Química, Novo Ensino Médio, PCKResumo
No âmbito da reflexão sobre o papel do professor, destaca-se a importância dos conjuntos de saberes essenciais à profissão docente, amplamente estudados pela academia. Este artigo se concentra na área de ensino de Química, explorando as projeções e expectativas de um grupo de professores que ingressaram na rede estadual de educação de Mato Grosso (SEDUC-MT) através do concurso público (2017/1), no contexto do Novo Ensino Médio (NEM). O estudo visa compreender: Como as perspectivas, vivências e experiências de um grupo de professores de Química da SEDUC/MT, em Cuiabá, relacionam-se com o desenvolvimento dos saberes docentes destes, ao narrarem o ensino que realizam nos moldes do Novo Ensino Médio? A pesquisa adotada é de natureza narrativa, permitindo uma exploração detalhada das histórias individuais e coletivas dos professores. A coleta de dados inclui entrevistas semiestruturadas, que oferecem espaço para os professores compartilharem percepções e reflexões sobre como as mudanças no currículo e nas metodologias do NEM impactam suas práticas de ensino. A análise dos dados, emprega-se a Análise Textual Discursiva, que não apenas examina o conteúdo explícito das narrativas, mas também desvela os contextos sociais e os significados subjacentes às práticas pedagógicas relatadas. Espera-se que este estudo contribua para avançar as discussões sobre o currículo na educação básica e para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à formação de professores. Além disso, pretende-se explorar as interações entre os saberes fundamentais à prática pedagógica, como o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), proposto por Shulman, de maneira contextualizada e idiossincrática.
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