ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA POTENCIALIZADORA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Experimentação, Ensino de Ciências

Resumo

Esta pesquisa apresenta os resultados da implementação de uma Sequência Didática que teve por objetivo analisar e classificar a produção dos estudantes em relação aos indicadores de Alfabetização Científica a partir de atividades experimentais.  Esse processo aconteceu em uma turma de nono ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Sinop-MT. No escopo metodológico a pesquisa se configurou na abordagem qualitativa de cunho exploratório, os dados mostraram registros das produções dos participantes, após a realização das atividades propostas, em diferentes momentos da aplicação da Sequência Didática. Após as análises demonstrou-se que as atividades experimentais contribuem para o processo de Alfabetização Cientifica desde que tais práticas sejam contextualizadas e potencializadas com momentos de discussões.

Biografia do Autor

Vanderlaine Dias Caldas da Silva, Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004) e especialização em Educação e Meio Ambiente (2007). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática , curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática da UFMT, câmpus universitário de Sinop.

Patricia Rosinke , Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus de Sinop (2011), doutora em Educação nas Ciências e Matemática (REAMEC 2019), mestre em Ensino de Ciências: área Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2007) e graduada em Ciências - Química (UNIJUÍ, 2004), Licenciatura. Experiência em Estágios em Ciências e Química, em Formação de Professores. Desenvimento de projetos na área do Ensino de Ciências e de Química, com ênfase na Alfabetização Científica. Experiência em Coordenação de área no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES). Orientadora e docente junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT - Sinop). Membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBENQ).

Carmem Woberto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Agroquímica e Agrobioquímica pela Universidade Federal de Lavras (2003) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua como docente titular no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT - Campus de Sinop) e docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UFMT - Campus de Sinop). Atua na área de Ensino de Ciências, em Educação CTSA, envolvendo temas de abelhas nativas como instrumento de educação ambiental. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química e Bioquímica dos Alimentos e das Matérias-Primas Alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: análise físico-química de alimentos e bioprospecção de produtos apícolas e meliponícolas.

Referências

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

SILVA, Vanderlaine Dias Caldas da; ROSINKE , Patricia; WOBERTO, Carmem. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA POTENCIALIZADORA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, p. e24011, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19332. Acesso em: 17 set. 2024.

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