ATRAVESSADOS PELA COVID-19, ACONTECIMENTOS QUE ENSINAM CIÊNCIAS E MUITO MAIS

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Aula em Casa Amazonas, Acontecimento

Resumo

A pesquisa aborda o Ensino de Ciências no contexto da Pandemia da Covid-19, uma vez que, com o surgimento de tal evento, a população teve de se adaptar às condições do isolamento social e práticas não-habituais. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEDUC) estabeleceram parceria com o Centro de Mídias, para desenvolver projeto “Aula em casa Amazonas”. Esse projeto consistiu na transmissão de aulas por canais de televisão abertos, além de estarem disponíveis no YouTube e em um aplicativo. A partir do viés foucaultiano, a pesquisa aborda a pandemia da Covid-19 como um "Acontecimento". O objetivo foi problematizar os acontecimentos, através de escritos insurgentes de uma professora em formação, ao pensar o Ensino de Ciências no projeto “Aula em Casa Amazonas”, durante a pandemia por Covid-19. A pesquisa se baseou em uma abordagem qualitativa, adotando uma perspectiva pós-moderna e fundamentando-se na Filosofia da Diferença. O estudo propôs desenvolver uma narrativa reflexiva, baseada nas experiências da professora em formação, ao assistir às aulas do projeto “Aula em Casa Amazonas”. Através do olhar da professora em formação, novas formas foram procuradas de existir e de se enxergar a ciência. Desse modo, a pesquisa traz os clarões no contexto da pandemia, buscando trazer os olhares pela multiplicidade, subjetividade e da cultura, explorando as possibilidades e desafios apresentados pelo acontecimento e pelo projeto “Aula em Casa Amazonas”, no Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Hannyn Barbara Alves Garcia, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas,ex- Bolsista do Projeto de Iniciação Ciêntifica/FAPEAM com pesquisa em Educação em Saúde. Trabalho de Conclusão de Curso sobre Ensino de Ciências, na abordagem pós-critica. Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciências na Amazônia.

Caroline Barroncas de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2007). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Gestão para o Etnodesenvolvimento (Antropologia) pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2010). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática / REAMEC-UFMT; UFPA e UEA, (2020). Coordenou o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior - ENS/UEA (2021-2023). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA, professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Vidar em In-tensões. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores em Educação em Ciências, Currículo, Práticas de Subjetivação e Narrativas (Auto)biográficas no viés pós-estrutural.

Mônica de Oliveira Costa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Tenho me mobilizado nas/pelas discussões pós-estruturalistas na formação de professores e no currículo, na educação e no ensino de ciências. Assim, cursei graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática a partir do qual pesquiso os temas: Currículo, Estágio, Formação de professores e Amazônia na perspectiva pós-estruturalista. Atualmente sou professora/pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas.

Referências

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

GARCIA, Hannyn Barbara Alves; OLIVEIRA, Caroline Barroncas de; COSTA, Mônica de Oliveira. ATRAVESSADOS PELA COVID-19, ACONTECIMENTOS QUE ENSINAM CIÊNCIAS E MUITO MAIS. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, p. e24007, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19297. Acesso em: 17 set. 2024.

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