ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

Seres Inventados, Biologia, Diálogo

Resumo

Esse texto aborda as possibilidades da arte contemporânea produzir questionamentos sobre a ciência e o fazer científico, na educação em ciências, a partir de seres inventados. Descreve o contexto de uma disciplina na graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e como as obras da exposição “Memento Mori” do artista Walmor Corrêa integram diálogos em aulas e em resenhas produzidas pelos estudantes. Questionamos a possibilidade ou não de existência de seres inventados, mesclando ciência, arte e educação. Abordamos conceitos de David Lapoujade sobre as existências mínimas na tentativa de compor tensionamentos sobre a legitimação da vida.

Biografia do Autor

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (INBIO/UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Sou licenciada em Ciências Biológicas (1997) com doutorado em Educação (2006). Tudo pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 2008 atuo como professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Trabalho a disciplina Conexões entre a Biologia e a Arte Contemporânea na pós-graduação em Educação. Pesquiso sobre museus, divulgação científica e ecofeminismo tendo como referencial teórico a obra do filósofo russo Mikhail Bakhtin. Coordeno o Museu de Biodiversidade do Cerrado, onde desenvolvemos propostas educativas ambientais, e lidero o grupo de pesquisa amplia - amálgama em educação, ciência e arte.

Referências

ANDRADE, Elenise Cristina Pires de; SPEGLICH, Érica; ROMAGUERA, Alda. Dispersões, distenções e(m) emoções: arte, ciência, ser-á? ComCiência, Campinas/SP, v.100, p.1-4, 2008. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542008000300019&lng=e&nrm=iso Acesso em: 14 mar. 2024.

BUCCHI, Massimiano; CORRÊA, Walmor; GOLOMBEK, Diego. Ciência, arte e comunicação. ComCiência, Campinas/SP, v.100, p.0-0, 2008. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542008000300019&lng=e&nrm=iso Acesso em: 14 mar. 2024.

CARNEIRO, Fernanda Maria Trentini; MAKOWIECKY, Sandra. Walmor Corrêa e Fritz Müller: cintilações entre o artista e o cientista. 19° Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios”. Cachoeira/BH, p. 367-377, 2010.

CARVALHO, Carla Gavilan. Nem perfeita, nem recusável: simplesmente falha. A ciência a partir dos questionamentos da arte. Iara – Revista de Moda, Cultura e Arte, São Paulo/SP, v.3, n.1, p. 173-183, 2010. Disponível em: https://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/wp-content/uploads/2015/01/13_IARA_vol3_n1_Entrevista.pdf Acesso em: 14 mar. 2024.

COLLARES, Regiane Lorenzetti; FRANÇA JÚNIOR, Luis Celestino de. Artes da existência e as vidas infames. Philósophos – Revista de Filosofia, Goiânia/GO, v. 25, n.2, p. 351-381, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/64585 Acesso em: 14 mar. 2024.

CORRÊA, Walmor. Ensaio Visual. Visualidades, Goiânia/GO, v.9, n.1, p. 1-4, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18378/10941 Acesso em: 14 mar. 2024.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Narrative Inquiry: experience and story in qualitative research. Translation: Narrative Inquiry Group and Teacher Education ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev. Fac. Educ., São Paulo/SP, v. 23, n. 1-2, p. 1-7, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rfe/a/ZjJLFw9jhWp6WNhZcgQpwJn/?lang=pt Acesso em: 14 mar. 2024.

FORTES, Hugo. Interações entre natureza e ciência na arte contemporânea. Art&Sensorium – Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais da Unespar/Embap, Curitiba/PR, v.01, n. 2, p. 79-96, 2014. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/article/view/292/271 Acesso em: 15 mar. 2024.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GONÇALVES, Maria Lívia Conceição Marques Ramos. A instalação Memento Mori de Walmor Corrêa como artefato de divulgação científica. 2011. 90 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas.

LEITÃO, Selma. Processos de construção do conhecimento: a argumentação em foco. Pro-posições, Campinas/SP, v. 18, n. 3, p. 75-92, 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643529 Acesso em: 15 mar. 2024.

PISTORI, Maria Helena Cruz; BANKS-LEITE, Luci. Argumentação e construção de conhecimento: uma abordagem bakhtiniana. Bakhtiniana, São Paulo/SP, v.1, n.4, p. 129-144, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/4305/2909 Acesso em: 15 mar. 2024.

RAMOS, Paula. O Estranho Assimilado Processos Cartográficos na Poética de Walmor Corrêa. 16° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas “Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais”. Florianópolis/SC, p. 460-472, 2007.

SANTOS, Thaís Sanches; RIBEIRO, Nathália Cristina Gonzalez; CARVALHO, Helder Silva. “Animais fantásticos e onde habitam”: utilizando a cultura-pop no ensino de zoologia. Arquivos do Mudi, Maringá/PR, v. 24, n. 2, p. 78-83, 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/54644/751375150707 Acesso em: 15 mar. 2024.

SILVEIRA, Maria Luiza Manzan da. Estudos de criaturas fantásticas. 2019. 45f. Monografia. Universidade Federal de Uberlândia. Graduação em Artes Visuais. Uberlândia.

VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. “O encontro do imaginário no diálogo entre a obra Unheimlich de Walmor Corrêa e a Histoire naturelle de Buffon: uma aproximação entre arte e ciência.” Revista Estúdio, Lisboa/PT, v.7, n. 15, p. 24-32, 2016. Disponível em: https://estudio.belasartes.ulisboa.pt/E_v7_iss15.pdf Acesso em: 15 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

CARVALHO, Daniela Franco. ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, p. e24010, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19309. Acesso em: 17 set. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.