PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DOS ANOS INICIAIS QUANTO AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19982Schlagworte:
Metodologias ativas. , Ensino de Ciências, Escola públicaAbstract
não se aplica
Literaturhinweise
ARAÚJO, Waldirene Pereira; RAMOS, Luiz Paulo Silva. Metodologias ativas no ensino de Ciências: desafios e possibilidades na prática docente. Research, Society and Development, v. 12, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i1.39150
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. [S. l.]: Penso Editora, 2018.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto. São Paulo: 70 edições, 2016.
BORGES, T.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em revista, v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2013.2-16
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
GIL, Â.; FANIZZI, S. Encontros ciências: componente curricular ciências 1º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.
LARA, E.; LIMA, V.; MENDES, J.; RIBEIRO, E.; PADILHA, R. O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180393
LUCA, A. G. de; PIUCO, N. M.; ARAÚJO, M. L. de; SOUZA, A. L. F. de. Iniciação Científica na escola: desafios e potencialidades na formação docente. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [s. l.], v. 7, n. 4, p. 772-787, 2023. DOI 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.31355. DOI: https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.31355
MARTINS, G. Metodologias Ativas: a caixa preta da educação. Quirinópolis: Ed. IGM, 2019. 234 p.
MEDEIROS, F.; SANTOS, J.; MOTA, H.; ANDRADE, I. O IRAMUTEQ como ferramenta no processamento de dados em pesquisa qualitativa. Revista Diálogos em Saúde Pública, v. 1, n. 2, p. e000026, 2022.
MORAES, C. R.; VARELA, S. Motivação do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação, v. 1, p. 1-15, 2007.
OLIVEIRA, João Paulo Teixeira. A eficiência e/ou ineficiência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. 2014.
SANTOS, Leticia.; AFONSO, Andréia.; SOUZA, Ronilson Freitas. Abordagem didática para o estudo de reações de adição no ensino médio por meio da modelagem e impressão 3D. Indagatio Didactica, v. 17, n. 2, p.113-140, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v17i2.39303.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Liliane Melo Corrêa, Letícia Raquel Amaro dos Santos, Ronilson Freitas de Souza

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.






















