PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DOS ANOS INICIAIS QUANTO AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19982

Palavras-chave:

Metodologias ativas. , Ensino de Ciências, Escola pública

Resumo

Este estudo analisa as percepções de professores do ensino fundamental acerca do uso e do conhecimento de metodologias ativas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com entrevistas realizadas com dez professores de três escolas. Os dados foram processados por meio da Análise de Conteúdo, com apoio do software IRaMuTeq. Constatou-se que poucos professores empregam métodos ativos de ensino em sala de aula, sendo a gamificação e a aprendizagem baseada em projetos os mais utilizados. Em geral, as aulas de Ciências são conduzidas a partir dos livros didáticos, resultando, com frequência, praticas expositivas centradas no uso do quadro. Parte dos participantes reconhece o potencial das metodologias ativas para promover o envolvimento dos estudantes nas atividades, sobretudo nas tarefas coletivas, para que possam aprender juntos, por meio de interações, de discussões e de trocas de experiências, no entanto apresenta dificuldades na implementação destes sistemas em sala de aula, fato que pode estar atrelado à falta de formação dos docentes nessa área.

Biografia do Autor

Liliane Melo Corrêa, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Moju. Pará, Brasil. Av. das Palmeiras, 485 - Aviação, Moju - PA, 68450-000.

Letícia Raquel Amaro dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2022. Atualmente possui vínculo ativo como mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia (PPGEECA), vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA). É membro do Grupo de Pesquisas em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (GEPEECA). Pesquisa e estuda sobre estratégias educativas para o ensino de Ciências da Natureza, com ênfase na utilização de impressão 3D como ferramenta aplicada para o ensino. Rod. Augusto Montenegro, s/n - Km 03 - Mangueirão, Belém, Pará, Brasil, 66640-000.

Ronilson Freitas de Souza, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química, além de mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é professor do Departamento de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA). Atua no ensino de Química e Ensino de Ciências, com foco em metodologias inovadoras que promovam o processo de ensino-aprendizagem nessas áreas. Sua pesquisa envolve o desenvolvimento de produtos e processos educacionais voltados à difusão e popularização científica. Professor na UEPA, Tv. Djalma Dutra, s/n - Telégrafo, Belém, Pará, Brasil, 66050-540.

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Publicado

2025-11-30

Como Citar

CORRÊA, Liliane Melo; DOS SANTOS, Letícia Raquel Amaro; DE SOUZA, Ronilson Freitas. PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DOS ANOS INICIAIS QUANTO AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, p. e25009, 2025. DOI: 10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19982. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19982. Acesso em: 3 dez. 2025.