PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DOS ANOS INICIAIS QUANTO AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19982Palavras-chave:
Metodologias ativas. , Ensino de Ciências, Escola públicaResumo
Este estudo analisa as percepções de professores do ensino fundamental acerca do uso e do conhecimento de metodologias ativas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com entrevistas realizadas com dez professores de três escolas. Os dados foram processados por meio da Análise de Conteúdo, com apoio do software IRaMuTeq. Constatou-se que poucos professores empregam métodos ativos de ensino em sala de aula, sendo a gamificação e a aprendizagem baseada em projetos os mais utilizados. Em geral, as aulas de Ciências são conduzidas a partir dos livros didáticos, resultando, com frequência, praticas expositivas centradas no uso do quadro. Parte dos participantes reconhece o potencial das metodologias ativas para promover o envolvimento dos estudantes nas atividades, sobretudo nas tarefas coletivas, para que possam aprender juntos, por meio de interações, de discussões e de trocas de experiências, no entanto apresenta dificuldades na implementação destes sistemas em sala de aula, fato que pode estar atrelado à falta de formação dos docentes nessa área.
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