"WE MUST BE ATTENTIVE AND STRONG":

KNOWING GENDER AND PERFORMING SEXUALITY IN THE STUDIES OF NATIONAL MEETINGS IN THE TEACHING OF CHEMISTRYTITLE OF PAPER

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14816

Keywords:

Gender, Sexuality, Chemistry Teaching, Teacher Training

Abstract

This paper analyzes the academic studies on gender and sexuality presented in the annals of the National Chemistry Teaching Meetings (ENEQ). We used the following terms for data collection: gender and sexuality. For data analysis and discussion, we used the critical reference and content analysis (BARDIN, 2016). Six complete papers and seven abstracts were found that met the interest of the research. The study made it possible to gather several perspectives on its importance in Basic Education, as well as new horizons of introducing the teaching of gender and sexuality in the teaching of chemistry. However, they are insipid studies that need more debate and public policies that strengthen the training of teachers who dare to teach Chemistry in times that it is necessary to be "attentive and strong".

Author Biographies

Thiago Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduando Licenciatura Plena em Química na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atual Representante Discente no Colegiado de Química CFP/UFRB ( 2021.2-2022.1). Atual Representante Discente no Conselho Diretor do CFP/UFRB ( 2022-2023 ). E Ex Presidente do DAQ Diretório Acadêmico de Química CFP/UFRB ( 2020.1-2020.2 ). Ex Bolsista no Programa de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID/UFRB/CAPES 2020-2022). Bolsista no Programa Institucional De Bolsas De Extensão Universitária -PIBEX. Integrante do grupo de pesquisa RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Cartografia em Educação Científica. 

Michele Bortolai, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (modalidade Química) pelo PIEC/USP - Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, com trabalhos de pesquisa intitulados "Percepções escolares sobre água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais" e "PROQUIM em ação: ressignificando o conceito de transformação no Ensino Médio". Especialista em Química, pela Universidade Oswaldo Cruz; Licenciada em Pedagogia - Administração e Supervisão Escolar, pela Universidade Guarulhos; Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do grupo de pesquisa LieQui/USP - Linguagens no Ensino de Química e vice-líder do RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Argumentação em Educação Científica, no Centro de Formação de Professores da UFRB. Em ambos os grupos tem seus estudos voltados à formação de professores, currículo e processos de ensino e aprendizagem em Química. Foi coordenadora pedagógica e professora da Educação Básica da cidade de São Paulo. Lecionou no curso de Pedagogia da Uninassau campus Caruaru - PE   e desde 2019 é professora Adjunta de Ensino de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores (CFP), Amargosa, Bahia. 

References

ALVES, Pedro; DIELÚ, Nathália. Impedida de usar banheiro feminino de escola, aluna trans não consegue fazer denúncia em delegacia: 'disseram que era desnecessário', diz. G1 Pernambuco, Pernambuco, p. 1, 29 out. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/google/amp/pe/pernambuco/noticia/2021/10/29/impedida-de-usar-banheiro-feminino-de-escola-aluna-trans-nao-consegue-fazer-denuncia-em-delegacia-disseram-que-era-desnecessario-diz.ghtml. Acesso em 1 nov. 2021.

ANDRADE, Jordânia. Adolescente de 17 anos sofre transfobia na escola e desabafa: ‘Me senti constrangida e invalidada’. BHAZ, Minas Gerais, p. 1, 18 ago. 2021. Disponível em: https://bhaz.com.br/noticias/brasil/adolescente-17-anos-sofre-transfobia-escola-faz-desabafo/. Acesso em 1 nov. 2021.

AQUINO, Camila; MARTELLI, Cristina Andrea; Escola e educação sexual: uma relação necessária-UNIOESTE. In: Seminário de pesquisa em educação da Região Sul, 9.,2012, UNIOESTE-Santa Catarina. Anais... Santa Catarina: UNIOESTE, 2012.

ARAÚJO, Marcos Oliveira de; XAVIER, Miguel Gustavo; SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano. Relações de Gênero e o Papel Feminino na História da Ciência e da Química. Encontro Nacional de Ensino de Química, [S. l.], p. 1, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2011.

BENEVIDES, Bruna G. Dossiê assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2021. Brasília: Distrito Drag, ANTRA, 2022. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2022/01/dossieantra2022-web.pdf. Acessado em 4 out. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. 2013.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei Federal n.º 10.172, de 9/01/2001. Brasília: MEC, 2001.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

CAMILO, Washington Marcos; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares. Intervenção Pedagógica: Sexualidade e Identidade de Gênero na Formação Inicial de Professores de Química. Encontro Nacional de Ensino de Química, [S. l.], p. 1-12, 2016.

DE JESUS, Jaqueline Gomes. Transfobia e crimes de ódio: Assassinatos de pessoas transgênero como genocídio. História agora, v. 16, p. 101-123, 2013.

DOS REIS, Neilton; PINHO, Raquel. Gêneros Não-Binários: Identidades, Expressões E Educação. Reflexão E Ação, v. 24, n. 1, p. 7-25, 28 abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7045. Acesso em: 30 ago. 2022.

FAUSTINO, Gustavo A.; BERNARDES, Clarissa A.; ALVES, Camilla F.; LIMA, Geisa L.; SILVA, Ludwaler R.; BASTOS, Morgana A.; VARGAS, Regina N.; OLIVEIRA, Marta C.; BENITE, Claudio R. M.; BENITE, Anna M. C. Estudos sobre os espaços de educação não formal na formação de professores/as de Química: uma discussão da temática racial, de gênero e sexualidade. Encontro Nacional de Ensino de Química, [S. l.], p. 1-12, 2020.

FERNANDES, Fernanda Silva; FAUSTINO, Augusto Assis; BASTOS, Morgana Abranches; VARGAS, Regina Nobre; BENITE, Anna M. C. Sobre mulheres e produção em ciências: discutindo questões de gênero em aulas de química. Encontro Nacional de Ensino de Química, [S. l.], p. 1, 2016.

FERREIRA, Daniele da Silva. Construção da identidade de gênero: reflexões em contexto escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica, Minas Gerais, 2016. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0439.pdf. Acesso em 1 nov. 2021.

FIGUEIREDO, Erídice. Desfazendo o gênero: a teoria queer de Judith Butler. Revista Criação & Crítica, n. 20, p. 40-55, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-1124.v0i20p40-55. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/138143. Acesso em: 29 ago. 2022.

FLORIANO, Léo da Silva; SOUZA, Gahelyka Aghta Pântano. IST/HIV/AIDS: Enfrentando preconceitos e intolerâncias a partir de abordagens transdisciplinares no ensino de Química. Encontro Nacional de Ensino de Química, [S. l.], p. 1, 2018.

HINKEL , Joice; GONZAGA, Rhaysa Terezinha; FERNANDES, Carolina dos Santos. A (in)visibilidade da educação sexual no ensino de Química: uma análise da produção na QNEsc. Encontro Nacional de Ensino de Química, [S. l.], p. 1-11, 2020.

JUSTO, Gabriel. Pelo 12º ano consecutivo, Brasil é país que mais mata transexuais no mundo. Exame, [S. l.], p. 1, 19 nov. 2020. Disponível em: https://exame.com/brasil/pelo-12o-ano-consecutivo-brasil-e-pais-que-mais-mata-transexuais-no-mundo/. Acesso em: 13 jan. 2022.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ. Vozes, 1997.

MARANDINO, Martha. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal?. Ciência & Educação, v. 23, n. 4, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170030001. Acesso em: 30 ago. 2022.

MARIN, Yonier Alexander Orozco. O homem trans e a química: Análise do potencial das situações que atravessam esses sujeitos e suas experiências, para a abordagem de questões de gênero e sexualidade no ensino de química. Encontro Nacional de Ensino de Química, [S. l.], p. 1, 2018.

MEDEIROS , Lutemberg Lima de; MAZZÉ, Fernanda Marur. Gênero e sexualidade na formação de professores em ensino de ciências naturais e matemática: um olhar sobre o PIBID da UFRN. Encontro Nacional de Ensino de Química, [S. l.], p. 1-12, 2014.

MEYER; Dagmar; FÉLIX, Jeane. "Entre o ser e o querer ser...": jovens soropositivos(as), projetos de vida e educação. Educação em Revista, v.30, n.02, p.181-206, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000200009. Acesso em: 20 ago. 2022.

MEYER; Dagmar; FÉLIX, Jeane. "Estamos preparados para lidar com a prevenção das DST/HIV/AIDS em nossas práticas educativas?" In. Paiva, Vera; Pupo, Ligia Rivero; Seffner, Fernando. Vulnerabilidade e direitos humanos - prevenção e promoção da saúde: pluralidade de vozes e inovação de práticas. Livro III. Curitiba, Juruá, 2012.

NUNES, Paula; LOGUÉRCIO, Rochele de Quadros. Rumores sobre gênero na educação básica. Encontro Nacional de Ensino de Química, [S. l.], p. 1-8, 2012.

PEREIRA, Letícia. Uma química interrompida: Clara Immerwahr. CADERNOS DE GÊNERO E TECNOLOGIA (CEFET/PR), v. 14, p. 391-409, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/cgt.v14n44.13411. Acesso em: 30 ago. 2022.

PINHO, Uiara M. F. de; PANTOJA, Najara V.; MACHADO, Leandro J.; SILVA, Kennedy L. da; NASCIMENTO, Ana Emylli da S. Camisinha na sala de aula: saúde, sexualidade e prevenção a partir de testes de qualidade. Encontro Nacional de Ensino de Química, [S. l.], p. 1, 2018.

QUINALHA, Renan. “Menino veste azul, menina veste rosa”: uma polêmica inútil?. Cult. Editora Bregantini, 2019. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/menino-veste-azul-menina-veste-rosa/. Acesso m 28 jan. 2022.

PRADO, Caio. Não Recomendado. © Deck Produções Artísticas Ltda, 2014.

SANTANA, Carol Queiroz; PEREIRA, Letícia dos Santos. O caso Alice Ball: uma proposta interseccional para o Ensino de Química. Química Nova na Escola (online), v. 43, p. 380-389, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160246. Acesso em: 30 ago. 2022.

SANTOS, Nathany Ribeiro Lima dos; PEREIRA, Sara; SOARES, Zilene Moreira Pereira. Documentos curriculares oficiais assegurando a abordagem de gênero e sexualidade para a educação básica: um olhar para o ensino de ciências. V SIMPÓSIO GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS, Londrina-Paraná, p. 1-15, 15 jun. 2018.

SENEM, Cleiton José; CARAMASCHI, Sandro. Concepção de sexo e sexualidade no ocidente: origem, história e atualidade. Santa Cruz do Sul, 2017, p. 166-189. https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6420. Acesso em: 04 jan. 2021.

SILVA, Quézia Raquel Ribeiro; DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic; TINÔCO, Saimonton. Feminino e Ciência: entre poderes e resistências. In: Rosilene Dias Montenegro; Fábio Ronaldo da Silva; Raquel da Silva Guedes. (Org.). Histórias da Ciências e Tecnologia: onde estão as mulheres?. Campina Grande: Editora Amplla, 2021, v. 1, p. 288-297.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SILVEIRA, Luiz Bruno De Bom da ; SANTOS, Simone Birkheur dos; CORRÊA, Talytta Moreno; OLIVEIRA, Moisés Alves de. Olhares de alunas(os) de licenciatura em química sobre as teorias feministas e o currículo de ciências. Encontro Nacional de Ensino de Química, [S. l.], p. 1, 2014.

SOUZA, Denise Caroline de; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; SACHS, Juliane Priscila Diniz; RAMMAZZINA FILHO, Walter Anibal; BATISTA, Irinéa de Lourdes. Questões de Gênero em cursos de Licenciatura em Química do Estado do Paraná. Encontro Nacional de Ensino de Química, [S. l.], p. 1-1, 2016.

TEIXEIRA, Adla B. Martins; RAPOSO, Ana E. S. Silva. Banheiros escolares promotores de diferenças de gênero. GT Gênero, Sexualidade e Educação. In: Anais da 30ª Reunião Anual da ANPED – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. Minas Gerais: Caxambu, 2007.

TEIXEIRA, Danilo Augusto; THOMAZ, Caio Henrique. A ciência é feminina: o teatro junto à história das ciências e seus processos históricos de arregimentação que legitimam as mulheres em aulas de Química. Encontro Nacional de Ensino de Química, [S. l.], p. 1, 2016.

TILIO, Rogério. Reflexões acerca do conceito de identidade. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, [s. l.], v. 8, n. 29, Abr-Jun. 2009.

ZOMPERO, Andreia Freitas Zompero; LEITE, Cristiane Mota; GIANGARELLI, Douglas Caldeira; BERGAMO, Maurilio Cristiano Batista. A temática sexualidade nas propostas curriculares no brasil. Revista Ciência & ideias, v. 9, n. 1, p. 1-14, 15 jun. 2018.

Published

2022-12-30

How to Cite

BARBOSA DOS SANTOS, Thiago; DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic; BORTOLAI, Michele. "WE MUST BE ATTENTIVE AND STRONG":: KNOWING GENDER AND PERFORMING SEXUALITY IN THE STUDIES OF NATIONAL MEETINGS IN THE TEACHING OF CHEMISTRYTITLE OF PAPER. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 147–168, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14816. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/14816. Acesso em: 21 nov. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.