“É PRECISO ESTARMOS ATENTOS E FORTES”:

CONHECENDO GÊNERO E PERFORMATIZANDO SEXUALIDADE NOS ESTUDOS DOS ENCONTROS NACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14816

Palabras clave:

Gênero, Sexualidade, Ensino de Química, Formação de professores

Resumen

Este trabalho analisa os estudos acadêmicos sobre gênero e sexualidade apresentados nos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ). Utilizamos para o levantamento de dados os termos: gênero e sexualidade. Para análise e discussão dos dados, utilizamos o referencial crítico e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Foram encontrados seis trabalhos completos e sete resumos que atendiam ao interesse da pesquisa. O estudo possibilitou reunirmos variadas perspectivas sobre sua importância na Educação Básica, bem como novos horizontes de introduzir o ensino de gênero e sexualidade no ensino de química. Entretanto, ainda assim, são estudos insipientes e que necessitam de maior debate e de políticas públicas que fortaleçam a formação de professores que ousam ensinar Química em tempos que é necessário estarmos “atentos e fortes”.

Biografía del autor/a

Thiago Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduando Licenciatura Plena em Química na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atual Representante Discente no Colegiado de Química CFP/UFRB ( 2021.2-2022.1). Atual Representante Discente no Conselho Diretor do CFP/UFRB ( 2022-2023 ). E Ex Presidente do DAQ Diretório Acadêmico de Química CFP/UFRB ( 2020.1-2020.2 ). Ex Bolsista no Programa de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID/UFRB/CAPES 2020-2022). Bolsista no Programa Institucional De Bolsas De Extensão Universitária -PIBEX. Integrante do grupo de pesquisa RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Cartografia em Educação Científica. 

Michele Bortolai, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (modalidade Química) pelo PIEC/USP - Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, com trabalhos de pesquisa intitulados "Percepções escolares sobre água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais" e "PROQUIM em ação: ressignificando o conceito de transformação no Ensino Médio". Especialista em Química, pela Universidade Oswaldo Cruz; Licenciada em Pedagogia - Administração e Supervisão Escolar, pela Universidade Guarulhos; Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do grupo de pesquisa LieQui/USP - Linguagens no Ensino de Química e vice-líder do RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Argumentação em Educação Científica, no Centro de Formação de Professores da UFRB. Em ambos os grupos tem seus estudos voltados à formação de professores, currículo e processos de ensino e aprendizagem em Química. Foi coordenadora pedagógica e professora da Educação Básica da cidade de São Paulo. Lecionou no curso de Pedagogia da Uninassau campus Caruaru - PE   e desde 2019 é professora Adjunta de Ensino de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores (CFP), Amargosa, Bahia. 

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

BARBOSA DOS SANTOS, Thiago; DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic; BORTOLAI, Michele. “É PRECISO ESTARMOS ATENTOS E FORTES”:: CONHECENDO GÊNERO E PERFORMATIZANDO SEXUALIDADE NOS ESTUDOS DOS ENCONTROS NACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 147–168, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14816. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/14816. Acesso em: 21 nov. 2024.

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