“É PRECISO ESTARMOS ATENTOS E FORTES”:
CONHECENDO GÊNERO E PERFORMATIZANDO SEXUALIDADE NOS ESTUDOS DOS ENCONTROS NACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14816Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, Ensino de Química, Formação de professoresResumo
Este trabalho analisa os estudos acadêmicos sobre gênero e sexualidade apresentados nos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ). Utilizamos para o levantamento de dados os termos: gênero e sexualidade. Para análise e discussão dos dados, utilizamos o referencial crítico e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Foram encontrados seis trabalhos completos e sete resumos que atendiam ao interesse da pesquisa. O estudo possibilitou reunirmos variadas perspectivas sobre sua importância na Educação Básica, bem como novos horizontes de introduzir o ensino de gênero e sexualidade no ensino de química. Entretanto, ainda assim, são estudos insipientes e que necessitam de maior debate e de políticas públicas que fortaleçam a formação de professores que ousam ensinar Química em tempos que é necessário estarmos “atentos e fortes”.
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