PEDAGOGICAL RESIDENCE AND TEACHER TRAINING: ESTABLISHING CONNECTIONS FROM THE PERSPECTIVE OF PRECEPTORS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17977

Keywords:

Teacher training, Pedagogical Residency, Pedagogical immersion, Teaching knowledge

Abstract

The Pedagogical Residency Program (PRP) presents itself as an initiative of significant importance in the initial training of teachers, by providing living situations and teaching practices focused on school teaching, in basic education. This work deals with an investigation whose central objective was to outline the development of actions linked to the Pedagogical Residency Program (PRP), from the perspective of 3 (three) preceptor teachers who are part of the José de Alencar pole, Mathematics subproject, in the city of Santarém, state of Pará. The experience report based on participant observation, based on the narratives of preceptor teachers, was the methodological guideline for the information presented. The results show a bidirectional equivalence relationship between learning and formative teachings, necessary for residents, based on experiences and actions developed in collaboration with preceptors. In contrast, we identified a movement of teaching and learning from residents to preceptors, taking into account the coexistence between generations of trained teachers and the contemporary knowledge of undergraduates, acquired due to the knowledge of academia and contemporary culture more generally. We conclude that, in our point of view, the development of the actions carried out by the PRP is not only aimed at initial training, but also, being a type of continuous training, for preceptors.

Author Biographies

José Ricardo e Souza Mafra, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1999), Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Educação, área de concentração em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação ? PPGE/UFOPA. Atua como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia ? Doutorado em Educação em Rede ? PGEDA/UFPA e no Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/UFMT) ? Associação em Rede ? intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, tecnologias educacionais e prática de ensino em matemática.

Aureni Jesus de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA), Santarém, Pará, Brasil.

Especialista em Educação Matemática, graduada em Matemática - UFPA e Química - UFPA. Atualmente é professora - Secretaria Estadual de Educação - Pará . Tem experiência como professora na área de Matemática para o Ensino Fundamental , Médio e Superior e Física para o Ensino Médio. Já ministrou aulas para curso Superior na áreas de exatas pelas universidades: UNIP, UNIUB e FADIRE.

Aldemisa Jesus de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA), Santarém, Pará, Brasil.

Mestra em Gestão e Auditorias Ambientais, Graduada em Matemática (UFPA) e Química (UFPA) e graduanda em Física (FAVENI), atualmente sou funcionária efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Pará- SEDUC. Tenho experiência como professora de Matemática para o ensino fundamental , Matemática, Matemática Financeira , Física e Química para ensino médio e EJA. Trabalhei com ensino superior na área de exatas em : UNIP, UNIUBE, ULBRA, UFOPA e pós graduação na EDUCA.

Carlos Roberto Mendonça Pereira Filho, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA), Santarém, Pará, Brasil.

Graduação em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor da educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA).

References

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria CAPES de nº 38 de 28/02/2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria de n. 259, de 17/12/2019. Regulamenta o Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital de n. 24, de 28/04/2022. Chamada pública para apresentação de projetos institucionais - Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria de n. 82, de 28/05/2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, 2022.

DOURADO BARBOSA, K.; OLIVEIRA PEREIRA, L.; PIMENTEL JÚNIOR, C. O uso de mapas conceituais no ensino de Biologia: uma estratégia interdisciplinar de aprendizagem alternativa adotada pelo Programa de Residência Pedagógica para o módulo de Genética. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 18–25, 2023. https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.14022

FARIA, J.B.; PEREIRA, J.E. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? R. Edu. Púb. Cuiabá, v.28, n.68, mai/ago, 2019.

FREITAS, M.C.; FREITAS, B.M.; ALMEIDA D.M. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino e Perspectivas. v.1, n.2, p.1-12, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 65ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

GATTI, B. A.; BARRETO E.S.; ANDRÉ M.E.; ALMEIDA P.C. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

IMBERNÓN, F. Qualidade do Ensino e Formação do Professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

MAFRA, J.R.; OLIVEIRA, A. de J.; OLIVEIRA, A.D.; PEREIRA FILHO, C.R.M. Projeto Aulas de Reforço: ambientes recíprocos de convivência estudantil no PRP. A aparecer.

SANTANA, F.C.; BARBOSA J.C. Dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Revista Brasileira de Educação. n.25. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250065

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

UFOPA. Projeto Residência Pedagógica. Edital 01/2022. Chamada pública para seleção de bolsistas e preceptores no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, 2022

VIANNA, H. M. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2003.

ZAICHNER, K.M. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

ZEICHNER, K. M. Políticas de formação de professores nos Estados Unidos: Como e por que elas afetam vários países no mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Published

2023-12-29

How to Cite

MAFRA, José Ricardo e Souza; OLIVEIRA, Aureni Jesus de; OLIVEIRA, Aldemisa Jesus de; PEREIRA FILHO, Carlos Roberto Mendonça. PEDAGOGICAL RESIDENCE AND TEACHER TRAINING: ESTABLISHING CONNECTIONS FROM THE PERSPECTIVE OF PRECEPTORS . Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23019, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17977. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17977. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.