RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: ESTABELECENDO CONEXÕES NA PERSPECTIVA DE PRECEPTORES
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17977Palavras-chave:
Formação de professores, Residência Pedagógica, Imersão pedagógica, Saberes docentesResumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) se apresenta como uma iniciativa de significativa importância na formação inicial de professores, ao proporcionar situações de vivência e práticas de ensino focadas na docência escolar, na educação básica. Este trabalho trata de uma investigação cujo objetivo central foi delinear o desenvolvimento das ações vinculadas ao Programa de Residência Pedagógica (PRP), na perspectiva de 3 (três) professores perceptores que integram o polo José de Alencar, subprojeto Matemática, na cidade de Santarém, estado do Pará. O relato de experiência fundamentado na observação participante, com base nas narrativas dos professores preceptores, foi o fio condutor metodológico, para as informações apresentadas. Os resultados mostram uma relação de equivalência bidirecional entre aprendizagens e ensinamentos formativos, necessários aos residentes, com base nas vivências e ações desenvolvidas em colaboração com os preceptores. Em contraste, identificamos um movimento de ensinamentos e aprendizagens dos residentes aos preceptores, tendo em vista a convivência entre gerações de professores formados e os conhecimentos contemporâneos dos graduandos, adquiridos, por conta dos saberes da academia e da cultura contemporânea mais geral. Concluímos que, em nosso ponto de vista, o desenvolvimento das ações realizadas pelo PRP não é apenas direcionado a formação inicial, más também, ser uma espécie de formação contínua, aos preceptores.
Referências
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria CAPES de nº 38 de 28/02/2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria de n. 259, de 17/12/2019. Regulamenta o Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, 2022.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital de n. 24, de 28/04/2022. Chamada pública para apresentação de projetos institucionais - Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, 2022.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria de n. 82, de 28/05/2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, 2022.
DOURADO BARBOSA, K.; OLIVEIRA PEREIRA, L.; PIMENTEL JÚNIOR, C. O uso de mapas conceituais no ensino de Biologia: uma estratégia interdisciplinar de aprendizagem alternativa adotada pelo Programa de Residência Pedagógica para o módulo de Genética. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 18–25, 2023. https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.14022
FARIA, J.B.; PEREIRA, J.E. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? R. Edu. Púb. Cuiabá, v.28, n.68, mai/ago, 2019.
FREITAS, M.C.; FREITAS, B.M.; ALMEIDA D.M. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino e Perspectivas. v.1, n.2, p.1-12, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 65ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
GATTI, B. A.; BARRETO E.S.; ANDRÉ M.E.; ALMEIDA P.C. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
IMBERNÓN, F. Qualidade do Ensino e Formação do Professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
MAFRA, J.R.; OLIVEIRA, A. de J.; OLIVEIRA, A.D.; PEREIRA FILHO, C.R.M. Projeto Aulas de Reforço: ambientes recíprocos de convivência estudantil no PRP. A aparecer.
SANTANA, F.C.; BARBOSA J.C. Dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Revista Brasileira de Educação. n.25. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250065
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
UFOPA. Projeto Residência Pedagógica. Edital 01/2022. Chamada pública para seleção de bolsistas e preceptores no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, 2022
VIANNA, H. M. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2003.
ZAICHNER, K.M. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
ZEICHNER, K. M. Políticas de formação de professores nos Estados Unidos: Como e por que elas afetam vários países no mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Ricardo e Souza Mafra, Aureni Jesus de Oliveira, Aldemisa Jesus de Oliveira, Carlos Roberto Mendonça Pereira Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.