THE IMPLEMENTATION OF PIBID IN TIMES OF PANDEMIC: EXPERIENCES AND LEARNINGS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17980

Keywords:

Covid-19, Communication strategies, Formative process

Abstract

The present work highlights the experiences and learning generated from the development of PIBID of ​​Biological Sciences at the Federal University of Tocantins, with students from the Agricultural Family School of Porto Nacional – TO. Given the Covid-19 pandemic, the face-to-face activities of both institutions were suspended and this constituted the main challenge for development of pedagogical actions. Various communication and teaching strategies were used, and even with the imposed situation, the training process and the exchange of experience between teachers and students from different realities were positive.

Author Biographies

Hugo Rivas de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFT0), Palmas, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins (2005), Especialização em Geografia pela mesma Universidade (2006), Especialização em Pedagogia da Alternância pela Universidade Católica de Brasília (2007), Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espirito Santo (2021), Mestrado em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins (2010) e é mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pela Instituto Federal do Tocantins (IFTO). É professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Tocantins. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Agroenergias, Pedagogia da Alternância e Educação Profissional e Tecnológica.

Carla Simone Seibert, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Tocantins (1997), mestrado e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo - USP (1998 / 2005) e pós-doutorado no Laboratório de Biofísica e Bioquímica do Instituto Butantan - SP (2005 / 2007). É professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desde 2008, atuando nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado, do Curso de Ciências Biológicas no Campus de Porto Nacional, onde trabalha com alunos nas duas áreas de formação. É professora no programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente - UFT / Palmas. Desenvolve trabalhos com animais peçonhentos, ecofisiologia do envenenamento e interação socioambiental. Está como vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde em Porto Nacional, onde atua como representante da UFT.

Kellen Lagares Ferreira Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Tocantins atuando nos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão. Atuou como coordenadora de área do PIBID Biologia em Porto Nacional. É docente permanente dos cursos de mestrado e doutorado e, atualmente, é coordenadora no Programa de pós-graduação em Ciências do Ambiente. Tem experiência na área da anatomia vegetal aplicada aos estudos de plantas nativas expostas a agrotóxicos. Atua ainda na relação saúde e ambiente e análises socioambientais voltadas à temática de agrotóxicos.

References

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PPP - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO. 2020.

Published

2023-12-29

How to Cite

OLIVEIRA, Hugo Rivas de; SEIBERT, Carla Simone; SILVA, Kellen Lagares Ferreira. THE IMPLEMENTATION OF PIBID IN TIMES OF PANDEMIC: EXPERIENCES AND LEARNINGS. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23012, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17980. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17980. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades

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