A EXECUÇÃO DO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17980Palavras-chave:
Covid-19, Estratégias de comunicação, Processo formativoResumo
O presente trabalho evidencia as experiências e os aprendizados gerados a partir do desenvolvimento do PIBID de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Tocantins, com estudantes da Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO. Dada a pandemia do Covid-19, as atividades presenciais de ambas instituições foram suspensas e esse cenário constituiu o principal desafio para o desenvolvimento de ações pedagógicas. Várias estratégias de comunicação e ensino foram utilizadas, e mesmo com a situação imposta foi positivo o processo formativo e a troca de experiência entre professores e estudantes dessas diferentes realidades.
Referências
ALVES, F. C.; MARTINS, E. S.; LEITE, M. C. S. R. O PIBID e a aprendizagem do fazer docente em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 3, p. 1586-1603, 2021. https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15299
CORNELO, C. S.; SCHNECKENBERG, M. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID: trajetória e desdobramentos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, n. 27, p.1-21, junho de 2020. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71637
CRUVINEL, B. M; ALVES, K. E. M.; SANTOS, C. M.; TEIXEIRA, C. Encontro remoto do PIBID de Ciências Biológicas durante a pandemia: tema animais peçonhentos e venenosos. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 9, n. 1, p. 342-349, 2023. https://doi.org/10.12957/riae.2023.65520
DE PAULA, Y. M.; GOBBI, C. C. Atuação do PIBID Ciências da Natureza em tempos de Ensino Remoto. In: DINARDI, A. J.; SOARES, C. B.; CUNHA, F. I. J.; SUDATI, J. H.; MACHADO, J. N.; BICA, M. S. N.; MADERS, S. (Org.). Ciências da Natureza & PIBID: uma conexão necessária. Porto Alegre: Evangraf, 2023. Disponível em: https://repositorio.unipampa.edu.br/handle/riu/8290. Acesso em 21 dez. 2023.
DINIZ, Mateus Léssio. CURSOS DE FORMAÇÃO, ENSINO REMOTO E O CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 69–81, 2021. https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11713
DOMBROSKI, E.; SILVA, R. A. O.; COSTA, A. S. O.; LIMA, M. A. F. Reforço escolar de Ciências da Natureza em tempos de pandemia: relato de experiência do ensino remoto no PIBID. Revista Percurso, v. 15, n. 1, p. 135-147, 2023. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/68589. Acesso em: 03 nov. 2023.
MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUE, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351-364, jan.-abr. 2020. https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123.
MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan.-jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338. Acesso em: 20 jul. 2023.
MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-67, 2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
OLIVEIRA, M. S.; CANTANHEDE, A. M. Análise das atividades pedagógicas produzidas pelo PIBID Biologia durante o Ensino Remoto Emergencial. 2022. 50 f. TCC (Graduação) – Universidade Federal do Maranhão, Coordenação do Curso de Ciências Biológicas, Chapadinha, 2022. Disponível em: https://rosario.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/6147/1/MAYANNEDASILVAOLIVEIRA.pdf. Acesso em: 22 dez. 2023.
PITOMBEIRA, C. V.; NASCIMENTO, A. K. O. Tecnologias digitais no PIBID em tempos de pandemia: diálogos sobre práticas. fólio-Revista de Letras, v. 14, n. 1, 2022. https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10729
PEREIRA, A. S.; RAMOS, E. S.; OLIVEIRA, A. M.; CALIXTO, V. S. Atividades Síncronas e Assíncronas na Experimentação no Ensino de Química em Tempos de Pandemia: A Experiência do Residência Pedagógica e do PIBID na UFGD. Revista Debates em Ensino de Química, v. 9, n. 2, p. 190-205, 2023. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5086
PPP - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Hugo Rivas de Oliveira, Carla Simone Seibert, Kellen Lagares Ferreira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.