CHEMISTRY EDUCATION AND THE NOVO ENSINO MÉDIO (NEM): NARRATIVES AND KNOWLEDGES OF SEDUC-MT’S TEACHERS IN FOCUS

Authors

Keywords:

Chemistry Education, Novo Ensino Médio, PCK

Abstract

In the realm of exploring the role of educators, the significance of essential knowledge sets crucial to the teaching profession, extensively researched within academia, stands out. This article delves into the domain of Chemistry education, investigating the outlooks and expectations of a cohort of educators who joined Mato Grosso's state education network (SEDUC-MT) through a public competition (2017/1), amid the advent of the Novo Ensino Médio (NEM). The study seeks to uncover: How do the perspectives, experiences, and personal journeys of Chemistry teachers from SEDUC/MT in Cuiabá shape their professional growth as they describe their teaching practices within the framework of the Novo Ensino Médio? The research adopts a narrative methodology, facilitating a nuanced exploration of both individual and collective narratives among educators. Data collection includes semi-structured interviews, providing a platform for educators to share insights and reflections on how changes in the NEM curriculum and methodologies impact their teaching approaches. The analysis employs Discursive Textual Analysis, not only scrutinizing the explicit content of narratives but also revealing the social contexts and underlying meanings inherent in the pedagogical practices discussed. This study aspires to advance discourse on basic education curriculum and contribute to the formulation of public policies aimed at enhancing teacher education. Furthermore, it aims to delve into the intricate interplay of essential knowledge crucial to pedagogical practice, such as Pedagogical Content Knowledge (PCK) outlined by Shulman, in a manner that is both contextually grounded and idiosyncratic.

Author Biographies

Léo da Silva Floriano, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Graduado na Licenciatura Plena de Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Cuiabá, ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ), ex-Extensionista pelo projeto de Extensão "Educação Científica em Contexto Intercultural" e do programa "Tutoria - Consciência Química" pelo mesmo laboratório de pesquisa. Fui Professor de Química do Colégio Isaac Newton (CIN) em Cuiabá para alunos do Ensino Médio e Cursinho Pré-Vestibular. Fui Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Várzea Grande (IFMT) para os cursos técnicos integrado ao Ensino Médio de Edificações, Desenho de Construção Civil e Logística. Já atuei no Grupo de Estudos e Pesquisa "TSK Group" (IFMT - Cuiabá - Campus Octayde Jorge da Silva). Atualmente, sou concursado como Professor de Química na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), Mestre em Ensino de Matemática, Ciências Naturais e Suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva (PPGEn), Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá (PPGE) na Linha de Educação em Ciências e Educação Matemática, atuo como membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ/UFMT) e sou tutor do curso de Ciências Naturais e Matemática do IFMT, no formato EaD.

Marcos Oliveira de Araújo, Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Acre (2018), Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (2021) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2021). Possui experiência como docente da educação básica (Ciências e Química), docente da Educação Básica Técnica e Tecnológica e como Laboratorista no DEPASA. Atualmente é docente da educação básica na SEE.

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Pós doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Goiás (UFG) no ano de 2022. Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/REAMEC) no ano de 2016. Professor Associado lotado no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ). Atualmente é coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Campus Cuiabá (2023-2025). É professor no Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atuou como: I) coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMT (2021-2023); II) coordenador do PIBID Química, Campus Cuiabá, UFMT (2020 - 2022); e III) coordenador de ensino de graduação do curso de Licenciatura em Química (2012-2014). Participou como Avaliador de curso de graduação do Ministério da Educação (INEP). Foi representante docente no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com Seres Humanos da Área das Ciências Humanas e Sociais da UFMT (outubro/2019-fevereiro/2021). Integra a Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

References

ARROYO, M. G. (2000). A formação de professores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora X.

BARBOSA, F. F. Sem química? O “novo” ensino médio e o (des)letramento científico como projeto. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIEcim), Araguaína/TO, v. 3, n. 1, e23005, jan./dez. 2023.

BRASIL. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação.

CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 1. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. (2011). Narrative inquiry: a relational approach to research. New York: Wiley.

CRESWELL, J. W. (2014). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks: Sage Publications.

FERNANDEZ, M. (2015). Metodologia da pesquisa em educação. São Paulo: Editora Z.

FLORIANO, L. S. Conhecimento Especializado de Professores de Química (CTSK): Um Estudo de Caso do Ensino de Termoquímica nas Práticas de Dois Professores de Cuiabá – MT. 2021. 116 p. Dissertação de Mestrado em Ensino – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, 2021.

GALVÃO, T. (2005). Formação de professores: desafios e possibilidades. Porto Alegre: Editora U.

GOES, L. F. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: estado da arte no campo da educação e no ensino de Química. 155f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), – Instituto de Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

MAFRA, J. R. e S.; OLIVEIRA, A. J. de; OLIVEIRA, A. J.; PEREIRA FILHO, C. R. M. Residência Pedagógica e a Formação docente: Estabelecendo Conexões na perspectiva de preceptores. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, Araguaína/TO, v. 3, n. 1, e23019, jan./dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17977.

MARQUES, A. (2003). A prática docente e a formação de professores. Rio de Janeiro: Editora R.

MIZUKAMI, M. G. N. (2013). Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU.

MORIN, E. (2006). Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina.

MORIN, E. (2011). A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. (2011). Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí.

NÓVOA, A. (1992). Vidas de professores. Porto: Porto Editora.

NÓVOA, A. (2019). Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Lisboa: Educa.

OLIVEIRA, L. (2019). Formação de professores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora Q.

PIMENTA, S. G. (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.296 p

RIBEIRO, M. T. D. Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo Expressos por Professores Egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT. 2016. 160f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Cuiabá, 2016

SANTOS, M. F. (Org.). Dicionário de Filosofia. 13. ed. São Paulo: Editora É Realizações, 2017.

SHULMAN, L. S. (1986). Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14.

SHULMAN, L. S. (1987). Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22.

SILVA, B. V. C. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: Modelos e Implicações ao Ensino De Ciências. In: Revista Epistemologia e Práxis Educativa. n. 02, v. 03. mai./ago. 2020

SILVA, D. S; MATOS, P. M; ALMEIDA, D. M. Métodos avaliativos no processo de ensino e aprendizagem: uma revisão. Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel. Pelotas .v.47, n 4651. p 73-84. Pelotas/RS. janeiro/abril 2014

SOARES, S. T. C. Conhecimento especializado de professores de Química – CTSK: proposta de modelo teórico. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – IFMT, Cuiabá, 2019. Disponível em: http://bit.ly/39VM6Jt. Acesso em: 12 abr. 2023.

SOCIETY OF BRAZILIAN CHEMISTRY EDUCATION (SBEnQ). Nota de repúdio da reforma do Novo Ensino Médio. Disponível em: https://portal.sbenq.org.br/nota-de-repudio-da-reforma-da-reforma-do-novo-ensino-medio/. Acesso em: 10 de julho de 2024.

TARDIF, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora X.

ZABALZA, M. A. (2004). A formação de professores: uma questão de identidade. Porto: Porto Editora.

Published

2024-03-10

How to Cite

FLORIANO, Léo da Silva; ARAÚJO, Marcos Oliveira de; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. CHEMISTRY EDUCATION AND THE NOVO ENSINO MÉDIO (NEM): NARRATIVES AND KNOWLEDGES OF SEDUC-MT’S TEACHERS IN FOCUS. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 4, p. e24003, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19293. Acesso em: 19 sep. 2024.

Similar Articles

<< < 2 3 4 5 6 7 

You may also start an advanced similarity search for this article.