JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19490

Mots-clés :

Ensino de Química, Jogos didáticos, Revisão Sistemática, Lúdico

Résumé

O objetivo deste trabalho é realizar um mapeamento das publicações que analisam a aplicação de jogos didáticos nas aulas de Química da escola básica brasileira no período de 2011 a 2021, considerando que esses recursos são fortes aliados no processo de ensino e aprendizagem. A investigação, de caráter bibliográfico, buscou artigos científicos no portal de Periódicos CAPES com os descritores “jogo e química”, “lúdico e química” e “recurso e química”, sem delimitação inicial de período. Selecionaram-se apenas trabalhos sobre jogos didáticos aplicados ao ensino de Química nas escolas de ensino básico no Brasil, de caráter experimental, com texto completo disponibilizado gratuitamente em periódicos, publicados entre os anos 2011 e 2021. Os resultados indicaram que nem todos os estados e regiões do Brasil analisam experiências pedagógicas com jogos didáticos no ensino de Química, e o volume de publicações é inconstante nesse período. Os trabalhos apresentaram qualidade heterogênea, mas demonstraram a importância dos jogos didáticos na educação básica para promover um aprendizado mais dinâmico.

Bibliographies de l'auteur-e

Everaldo Almeida do Carmo, UFOPA/Professor Adjunto do Instituto de Ciências da Educação

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pará (2000), mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2005), doutor em Química Orgânica (Ensino de Química) pela Universidade Federal do Pará (2018), é Professor (Adjunto 1) da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Coordenou o Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico - CPADC e o PIBID- Química -UFOPA entre 2011 e 2014, Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica da UFOPA nos períodos de 2020 à 2022 e de 2022 à 2024 com o subprojeto de Pedagogia. Tem experiência na área de Ensino da Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Livro Didático, Formação de Professor e Processos de ensino e aprendizagem, atualmente à frente das disciplinas de Ciências nas séries iniciais do curso de licenciatura em Pedagogia.

Fábio Rogério Rodrigues dos Santos, UFOPA/Professor Adjunto do Instituto de Ciências da Educação

Possuo Licenciatura em química, Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Pará. Sou Professor associado 1, da Universidade Federal do Oeste do Pará, lotado no Instituto de Ciências da Educação. Atualmente sou coordenador do Programa de Ciências Naturais e do projeto Clube de Ciências da UFOPA. Já atuei como coordenador de área do PIBID e dos projetos de extensão do CPADC da UFOPA. Atuei por 14 anos na educação básica como professor de escolas publicas e particulares, também tenho experiência com educação de jovens e adultos e como professor e orientador no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Atualmente trabalho com desenvolvimento e adaptação objetos educacionais para o ensino de química; Biotecnologia e Química de microrganismos. Tenho experiência em química de produtos naturais; produção, isolamento e identificação de metabólitos secundários de micro-organismos endofíticos e em bio-transformações. Atuo nas áreas de Ensino de Química, Biotecnologia, Produtos Naturais e Química Experimental.

Références

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2022) Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados. Acesso em: 4 set. 2024.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 6 jul. 2024.

CALDAS, P. C. P.; FONSECA, V. L. B. Avaliação contínua de aprendizagem e o uso de jogos educativos no ensino de química: um estudo do kahoot! Quiz com estudantes do ensino médio. ForScience, v. 9, n. 2, p. 1-18, 2021.

CARBO, L.; TORRES, F. S.; ZAQUEO, K. D.; BERTON, A. Atividades práticas e jogos didáticos nos conteúdos de Química como ferramenta auxiliar no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 5, p. 53–69, 2019.

CEDRAN, J. C.; CEDRAN, D. P.; SILVA, L. Z.; RIVA, A. D. Equilibre: jogo didático como estratégia de balanceamento de equações químicas para alunos com déficit de atenção. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 4, n. 2, p. 1-13, 2020.

CHAVES, J.; MEOTTI, P. R. M. Dificuldades no ensino aprendizagem e estratégias motivacionais na disciplina de Química no Instituto Federal Do Amazonas- Campus Humaitá. Educamazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, Manaus, v. 22, n. 1, p. 206–224, 2019.

CONSTATINO, M. G.; SILVA, G. V. J.; DONATE, P. M. Fundamentos de Química Experimental. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

COUSINET, R. A educação nova. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química nova na escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

FIORENTINI, D., GRANDO, R.C., MISKULIN, R.G.S., CRECCI, V.M., LIMA, R.C.R.; COSTA, M.C. O professor que ensina matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: FIORENTINI, D; PASSOS, C.L.B.; LIMA, R. C. R. (Org.). FIORENTINI, D., PASSOS, C. L. B; LIMA, R. C. R. (Org.). (2016) Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: Período 2001 a 2012. Campinas: FE-Unicamp, 2016. https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pf/subportais/biblioteca/fev-2017/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf

GONZAGA, G. R.; MIRANDA, J. C.; FERREIRA, M. L.; COSTA, R. C.; FREITAS, C. C. C.; FARIA, A. C. O. Jogos didáticos para o ensino de ciências. Revista Educação Pública, 2017.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 46–63, 1995.

MANAHAN, S. E. Química Ambiental. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

MOHER, D. LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; ALTMAN, D. G.; GROUP, T. P. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS medicine, v. 6, n. 7, p. 1-7, 2009.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.

MUNHOZ, D. R. M.; BATTAIOLA, A. L. Regras e mecânicas em jogos. Pesquisa em foco, v. 23, n. 2, p. 22-41, 2018.

NERI, I. C.; NASCIMENTO, C. C. B.; TORRES, S. M. G.; FRANÇA, T. A.; BESSA, F. G. C. L.; BEZERRA, N. S. R. F.; FIGUEIREDO, F. V.; TORRES, C. M. G. Aprendizagem significativa e jogos didáticos: a utilização da roleta e tabuleiro com cartas (rtcbio) no ensino de biologia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 28728–28742, 2020.

OLIVEIRA, ANTONIO L.; OLIVEIRA, J. C. P.; NASSER, M. J. S.; CAVALCANTE, M. P. O Jogo Educativo como Recurso Interdisciplinar no Ensino de Química. Química nova na escola, v. 40, n. 2, p. 89-96, 2018.

OLIVEIRA, T. E.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning): um método ativo para o Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 962–986, 2016

ROZEMBERG, I. M. Química Geral. São Paulo: Blucher, 2002.

SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, Aracajú v. 9, n. 7 2013.

SANTOS, G. V.; LEAL, D. A. Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 11, p. 106433–106447, 2021.

SOARES, M. H. F. B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. 2004. 203 f. Tese (Doutorado em Química) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Uma Discussão Teórica Necessária para Novos Avanços. Revista Debates em Ensino de Química, Recife, v. 2, n. 2, p. 5–13, 2016.

SOARES, M. H. F. B.; MESQUITA, N. A. S.; BENITE, A. M. C.; ECHEVERRÍA, A. R. A formação de professores de Química pela pesquisa: algumas ações da área de ensino de Química do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. Espaço Plural, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 26, p. 70–87, 2012.

SOUZA, H. Y. S.; SILVA, C. K. O. Dados orgânicos: um jogo didático no ensino de química. Holos, Natal, v. 3, n. 28, p. 107–121, 2012.

TAVARES, C. M. M.; NOGUEIRA, M. O. Relação família-escola: possibilidades e desafios para a construção de uma parceria. Revista Formação@Docente, v. 5, n. 1, p. 43¬¬-57, 2013.

ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, 72-81, 2008.

Téléchargements

Publié-e

2025-10-09

Comment citer

FIGUEIRA SILVA, Rafael; CARMO, Everaldo Almeida do; SANTOS, Fábio Rogério Rodrigues dos. JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, p. e25002, 2025. DOI: 10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19490. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19490. Acesso em: 10 oct. 2025.