DIDACTIC GAMES IN CHEMISTRY EDUCATION IN BASIC EDUCATION

A SYSTEMATIC MAPPING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19490

Keywords:

Chemistry Teaching, Educational Games, Systematic Review, Playful

Abstract

The objective of this study is to map publications that analyze the application of educational games in Brazilian elementary school chemistry classes from 2011 to 2021, considering that these resources are strong allies in the teaching-learning process. This bibliographic investigation sought scientific articles in the CAPES Journals portal using the descriptors "game and chemistry," "playful and chemistry," and "resource and chemistry," without initially delimiting a search period. Only experimental studies on educational games applied to chemistry in Brazilian elementary schools, with full texts freely available, published between 2011 and 2021, were selected. The results indicated that not all states and regions of Brazil analyze pedagogical experiences with educational games in chemistry teaching, and the volume of publications is inconsistent within this period. The studies presented heterogeneous quality but demonstrated the importance of educational games in elementary education to promote more dynamic learning

Author Biographies

Rafael Figueira Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Licenciatura Integrada em Biologia e Química pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2023).

Everaldo Almeida do Carmo, UFOPA/Professor Adjunto do Instituto de Ciências da Educação

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pará (2000), mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2005), doutor em Química Orgânica (Ensino de Química) pela Universidade Federal do Pará (2018), é Professor (Adjunto 1) da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Coordenou o Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico - CPADC e o PIBID- Química -UFOPA entre 2011 e 2014, Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica da UFOPA nos períodos de 2020 à 2022 e de 2022 à 2024 com o subprojeto de Pedagogia. Tem experiência na área de Ensino da Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Livro Didático, Formação de Professor e Processos de ensino e aprendizagem, atualmente à frente das disciplinas de Ciências nas séries iniciais do curso de licenciatura em Pedagogia.

Fábio Rogério Rodrigues dos Santos, UFOPA/Professor Adjunto do Instituto de Ciências da Educação

Possuo Licenciatura em química, Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Pará. Sou Professor associado 1, da Universidade Federal do Oeste do Pará, lotado no Instituto de Ciências da Educação. Atualmente sou coordenador do Programa de Ciências Naturais e do projeto Clube de Ciências da UFOPA. Já atuei como coordenador de área do PIBID e dos projetos de extensão do CPADC da UFOPA. Atuei por 14 anos na educação básica como professor de escolas publicas e particulares, também tenho experiência com educação de jovens e adultos e como professor e orientador no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Atualmente trabalho com desenvolvimento e adaptação objetos educacionais para o ensino de química; Biotecnologia e Química de microrganismos. Tenho experiência em química de produtos naturais; produção, isolamento e identificação de metabólitos secundários de micro-organismos endofíticos e em bio-transformações. Atuo nas áreas de Ensino de Química, Biotecnologia, Produtos Naturais e Química Experimental.

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Published

2025-10-09

How to Cite

SILVA, Rafael Figueira; CARMO, Everaldo Almeida do; SANTOS, Fábio Rogério Rodrigues dos. DIDACTIC GAMES IN CHEMISTRY EDUCATION IN BASIC EDUCATION: A SYSTEMATIC MAPPING. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 5, p. e25002, 2025. DOI: 10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19490. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19490. Acesso em: 12 dec. 2025.