JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19490Palavras-chave:
Ensino de Química, Jogos didáticos, Revisão Sistemática, LúdicoResumo
O objetivo deste trabalho é realizar um mapeamento das publicações que analisam a aplicação de jogos didáticos nas aulas de Química da escola básica brasileira no período de 2011 a 2021, considerando que esses recursos são fortes aliados no processo de ensino e aprendizagem. A investigação, de caráter bibliográfico, buscou artigos científicos no portal de Periódicos CAPES com os descritores “jogo e química”, “lúdico e química” e “recurso e química”, sem delimitação inicial de período. Selecionaram-se apenas trabalhos sobre jogos didáticos aplicados ao ensino de Química nas escolas de ensino básico no Brasil, de caráter experimental, com texto completo disponibilizado gratuitamente em periódicos, publicados entre os anos 2011 e 2021. Os resultados indicaram que nem todos os estados e regiões do Brasil analisam experiências pedagógicas com jogos didáticos no ensino de Química, e o volume de publicações é inconstante nesse período. Os trabalhos apresentaram qualidade heterogênea, mas demonstraram a importância dos jogos didáticos na educação básica para promover um aprendizado mais dinâmico.
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