IDEIAS AMAZONAS EN EL REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE

Autores/as

Palabras clave:

Amazonía, Currículo, Discursos, Enseñanza de Ciencias

Resumen

El presente trabajo problematiza los discursos que definen las formas de ver y decir la Amazonía en el Referencial Curricular Amazonense (2020), documento orientador para la educación en el estado de Amazonas. Con un enfoque discursivo foucaultiano, buscamos discutir las ideas de Amazonía y amazonenses presentes en el documento, así como los efectos para una educación ambiental amazonense. Nuestros resultados muestran una producción discursiva en la que la Amazonía es vista como una naturaleza que está allí, distante de las personas. Al destacar únicamente su naturaleza, el documento impide mirar la multiplicidad y la inestabilidad presentes en las Amazonías inventivas y desapercibidas en la vida cotidiana. Consideramos, por lo tanto, que las propuestas curriculares no aparecen de manera inofensiva, sino que, por el contrario, están vinculadas a condiciones históricas que impulsan la emergencia de enunciados y prácticas. La creación de un currículo, de esta manera, surge atada a un régimen de verdad que determina cómo debe ser representada e interpretada la Amazonía. En este sentido, algunas Amazonías son vistas como más verdaderas y representativas que otras. Así, este trabajo abre espacio para Amazonías tejidas por inquietudes, dudas, gentes, incertidumbres y por una mirada que vislumbra innovaciones en la educación amazónica y la enseñanza de ciencias. Una Amazonía en la que los límites se expanden y se exponen a tensiones, dudas y fugas que resultan en un movimiento que no constituye un solo modo de ver y decir, sino variadas posibilidades de ser, ver y decir las Amazonías y los amazonenses.

Biografía del autor/a

Fabiane Andrade Batista, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia- PPGEEC na Universidade do Estado do Amazonas - Normal Superior (ENS), atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, currículo escolar, anos inicias, na educação e no ensino de ciências.

Anny Roberta Gonçalves Furtado , Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Mestranda no Programa de Educação e Ensino de Ciências e Matemática na Amazônia, Orientada pela professora Dra. Mônica Costa, participante do Grupo de Pesquisa Vidar em In-tensões. Graduada em Pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas - UEA.Término: 2022Experiência Profissional: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, fomentado pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Mediação PIBID na Instituição: Escola Estadual Libertador Simon Bolívar. (Ensino Fundamental). Função: Mediação pedagógica. Período: 1 ano e 9 meses.Participante do PAIC/FAPEAM - Com o projeto ESCOLA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA, atuando no Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para Educação em Ciências na Amazônia - GEPEC, fomentado pela Fapeam.Finalizado: 31/07/2021Orientadora: Professora Mestre Monica Silva AikawaAtualmente participante do PAIC/FAPEAM - HYPOMNÉMATA DO ESTAGIAR: O cuidado de si na relação escola-famíliaem tempos de pandemia, atuando no Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para Educação em Ciências na Amazônia - GEPEC, fomentado pela FAPEAMFinalizado: 30/07/2022Orientadora: Professora Mestre Monica Silva Aikawa Coordenadora: Professora Doutora Caroline Barrocas da SilvaAtuei no Programa Residência Pedagógica nas Escolas Publicas de Educação Básica, no período de abril de 2021 a abril de 2022.

Mônica de Oliveira Costa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Tenho me mobilizado nas/pelas discussões pós-estruturalistas na formação de professores e no currículo, na educação e no ensino de ciências. Assim, cursei graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática a partir do qual pesquiso os temas: Currículo, Estágio, Formação de professores e Amazônia na perspectiva pós-estruturalista. Atualmente sou professora/pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas.

Caroline Barroncas de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2007). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Gestão para o Etnodesenvolvimento (Antropologia) pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2010). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática / REAMEC-UFMT; UFPA e UEA, (2020). Coordenou o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior - ENS/UEA (2021-2023). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA, professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Vidar em In-tensões. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores em Educação em Ciências, Currículo, Práticas de Subjetivação e Narrativas (Auto)biográficas no viés pós-estrutural.

Citas

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Publicado

2024-08-12

Cómo citar

BATISTA, Fabiane Andrade; FURTADO , Anny Roberta Gonçalves; COSTA, Mônica de Oliveira; OLIVEIRA, Caroline Barroncas de. IDEIAS AMAZONAS EN EL REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 4, p. e24009, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19308. Acesso em: 3 dic. 2024.

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