ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM CONTEXTO FORMATIVO
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, . Formação Docente, Práticas DocentesResumo
Este texto apresenta um relato de experiência no contexto das ações de formação docente durante a oferta das disciplinas de Ensino de Ciências e Ensino de Matemática, no Curso de especialização em Saberes e Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental, do Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre. As ações formativas às quais nos referimos se caracterizaram como um conjunto de atividades, desenvolvidas em cinco encontros, perfazendo um total de 15h. Os encontros foram planejados de forma a abordar conteúdos, a partir da consideração das Unidades Temáticas das Áreas de Ciências da Natureza e Matemática, que integram a Base Nacional Comum Curricular (2017). Os temas abordados foram os seguintes: nutrição, atividades produtivas regionais, inundações, lixo e borboletas – que emergiram, dos processos de ensino e aprendizagem, nos momentos de abordagem de conteúdo e, da mesma forma, das interações estabelecidas entre os diversos atores que participaram das atividades, além dos elementos que compreendem os conceitos científicos, aspectos epistemológicos, que os situam teoricamente no contexto educacional e permitem refletir sobre nossas práticas e seus resultados, quais sejam: etnomatemática, modelagem matemática, educação científica, letramento científico e matemático, interculturalidade e interdisciplinaridade.
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