Anúncios

Nesta seção serão publicadas:

1. Chamadas públicas para envio de artigos, resenhas, ensaios e entrevistas.

 

  • DOSSIÊ - EDUCAÇÃO DO CAMPO: CULTURAS E TERRITÓRIOS

    2025-01-30

    DOSSIÊ

    EDUCAÇÃO DO CAMPO: CULTURAS E TERRITÓRIOS

     

    ORGANIZADORES:

    Profa. Me. Ozana Luzia Galvão Baldotto (UFES); Profa Dra Maria Isabel Antunes Rocha (UFMG);  Prof. Dr. Charles Moreto (IFES); Prof. Dr. Erineu Foerste (UFES).

                              

    O território campesino possui diferentes sujeitos como os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos, os indígenas e outros povos que produzem suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural (BRASIL, Decreto nº 7.352, de 04 de novembro de 2010).

    Estes sujeitos possuem características específicas na forma de produzir sua existência: há aqueles que estão ligados a alguma forma de organização social e outros não, existe a diferença de gênero, etnia, religião, entre outras especificidades.  Enfim, são diferentes formas de se organizar e lutar pela própria existência de vida no campo.

    O Dossiê objetiva envolver os temas que permeiam a Educação do Campo, entre eles as escolas com classes multisseriadas, as normativas que amparam a modalidade, as diversas formas e experiências educacionais em território campesino, entre outros temas que envolvem a Educação do Campo.    

    Outrossim, o Dossiê será subsidiado por um referencial teórico que contempla autores como: Paulo Freire, Jean Claude Forquin, Carlos Rodrigues Brandão, Milton Santos, Miguel Gonzalez Arroyo, Galdêncio Frigotto, Monica Castagna Molina, Roseli Salete Caldart, entre outros autores do Movimento da Educação do Campo.

    Submissão: 15 de Janeiro a 13 de abril/2025

    OBS.: Condições obrigatórias para o artigo ser publicado:

    1. Pelo menos um dos autores deve ser doutor(a).
    2. O artigo precisa estar nas normas APA e não ABNT.
    3. Seguir as demais normas e diretrizes da revista (https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/about/submissions ).
    4. No ato da submissão, marcar no metadado “Dossiê Educação do Campo: Culturas e Territórios”.
    Saiba mais sobre DOSSIÊ - EDUCAÇÃO DO CAMPO: CULTURAS E TERRITÓRIOS
  • Emerging Sources Citation Index

    2018-09-21

    Prezados(as) colegas autores(as), avaliadores(as) e leitores(as),

    Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo foi aceita na base de dados Emerging Sources Citation Index, da Clarivate Analytics (Thomson Reuters / Web of Science), o que é uma conquista significativa e relevante para a Educação do Campo e comunidade acadêmica em geral. Agradecemos o apoio de todos(as) colegas.

    Gustavo Cunha de Araújo (Editor-Chefe)

    Cícero da Silva (Editor Assistente)

    Saiba mais sobre Emerging Sources Citation Index