A sustentabilidade, a educação ambiental e o curso de Educação do Campo: é possível essa aproximação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p921

Resumo

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão foi criado em 2014 e desde então enfrenta desafios para sua consolidação. Para além das de efetivação de um novo desenho curricular e da formação dos professores formadores que também se aproximam das questões do campo, percebemos a partir de nossa prática cotidiana a necessidade de estabelecermos ancoragem em conceitos e teorias que de fato atuem em benefício do próprio projeto de formação para o campo. É neste sentido, da ausência de ancoragens, que realizamos um estudo reflexivo sobre o conceito de sustentabilidade buscando tanto a compreensão sobre o mesmo como a avaliação das possibilidades de sua utilização como norteador da prática ou inspiração teórico-metodológica. O resultado deste estudo indica que o conceito de sustentabilidade é mais complexo do que parece e exige maior compreensão, contudo consideramos que derivam dele possibilidades que devem ser admitidas como a assunção de outro papel para a educação na dimensão do desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Educação, Licenciatura em Educação do Campo.

 

Sustainability and the Rural Education Course: is such approach possible?

ABSTRACT: The Licentiate Course in Rural Education with a degree in Nature Sciences from the Federal University of Goiás - Region Catalão was created in 2014 and since then has been facing challenges for its consolidation. Besides the implementation of a new curriculum design and the training of teacher trainers who also approach field issues, we notice from our daily practice the need to establish anchorage in concepts and theories that actually act for the benefit of the project itself in training for the field. It is in this context, from the absence of anchorages, that we carry out a reflexive study about the concept of sustainability, seeking both the understanding about it and the evaluation of the possibilities of its use as a guide to the practice or theoretical-methodological inspiration. The result of this study indicates that the concept of sustainability is more complex than it seems and requires greater understanding, however, we consider that it derives from it possibilities that should be admitted as the assumption of another role for education in the dimension of sustainable development.

Keywords: Sustainability, Education, Rural Education.

 

La sostenibilidad, La Educación Ambiental y El Curso de Educación Del Campo: ¿Es posible esta aproximación?

RESUMEN: El Curso de Licenciatura en Educación del Campo con habilitación en Ciencias de la Naturaleza de la Universidad Federal de Goiás Regional Catalán fue creado en 2014 y desde entonces enfrenta desafíos para su consolidación. Además de las de efectivización de un nuevo diseño curricular y de la formación de los profesores formadores que también se acercan a las cuestiones del campo percibimos a partir de nuestra práctica cotidiana la necesidad de establecer anclaje en conceptos y teorías que de hecho actúen en beneficio del propio proyecto de formación para el campo. Es en este sentido, de la ausencia de anclajes, que realizamos un estudio reflexivo sobre el concepto de sustentabilidad buscando tanto la comprensión sobre el mismo como la evaluación de las posibilidades de su utilización como orientador de la práctica o inspiración teórico-metodológica. El resultado de este estudio indica que el concepto de sostenibilidad es más complejo de lo que parece y exige mayor comprensión, pero consideramos que derivan de él posibilidades que deben ser admitidas como la asunción de otro papel para la educación en la dimensión del desarrollo sostenible.

Palabras clave: Sostenibilidad, Educación, Licenciatura en Educación del Campo.

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

Araújo, J. P., de Assis, M. P., & Costa, E. R. (2017). A sustentabilidade, a educação ambiental e o curso de Educação do Campo: é possível essa aproximação?. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 2(3), 921–940. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p921