Educação do Campo em Arraias/TO: relato de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6502Palavras-chave:
educação, ensino, campoResumo
Antes de apresentar a entrevista com o Prof. Dr. Alessandro Rodrigues Pimenta, é importante realizar algumas ponderações. Desde que cheguei à Universidade Federal do Tocantins, desde minhas primeiras conversas com o Prof. Alessandro, o referido docente despertou em mim uma grande admiração pela sua pessoa, tanto como profissional quanto por sua personalidade. A cada dia que passa, essa admiração transforma-se em amizade, a qual – sem hipocrisia acadêmica – não tenho receio de demonstrar publicamente. Frente ao seu conhecimento teórico, administrativo e como docente, surgiu a partir do diálogo com o outro organizador desta obra – o Prof. Dr. Gilberto Paulino de Araújo – a iniciativa de a iniciativa de incluir uma entrevista, realizada por mim, com o Prof. Alessandro. Mesmo que esse grande profissional não esteja no Brasil desde março de 2017, devido ao seu afastamento para o estágio pós-doutoral na Universidade de Évora-Portugal, ele atendeu prontamente a solicitação de conceder a entrevista. Dessa forma, com a presteza que sempre representou sua figura humana e profissional, o Prof. Alessandro pôde nos contar um pouco sobre sua trajetória acadêmica, a institucionalização do curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFT/Campus de Arraias, até suas expectativas quanto ao fortalecimento do curso no futuro. Então, espero que o leitor acompanhe a entrevista concedida – apropriando de suas próprias palavras – por um intelectual que milita em prol da Educação do Campo no Brasil.
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