Educação Especial em escolas do campo: um recorte sobre a inclusão educacional no interior do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9068Resumo
Este estudo problematiza a educação especial desenvolvida em escolas do campo a partir de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado a professores de duas escolas do campo situadas no interior do estado do Espírito Santo. Busca analisar como tem acontecido a inclusão de estudantes público-alvo da educação especial nessas instituições a partir do depoimento dos docentes. Constata que alguns impasses dessas escolas quanto à inclusão desse público são semelhantes ao que se verifica em contextos urbanos, por exemplo, quanto à formação de professores e à necessidade de investimentos públicos. Todavia, quando somados às realidades geográficas, sociais e culturais do contexto campesino, percebe-se a necessidade de um olhar mais aplicado à educação especial no/do campo, para se pensar em um atendimento educacional especializado e uma formação de professores articulada às realidades locais dos pequenos agricultores, quilombolas, povos indígenas, pescadores, assentados, ribeirinhos, lavradores, sem-terra e de todos os demais que vivem no e do campo.
Palavras-chave: Educação Especial, Educação do Campo, Educação Especial no Campo.
Special Education in rural schools: a clipping about the educational inclusion in the interior of the state of Espírito Santo
ABSTRACT. This study discusses the special education developed in rural schools from exploratory research made by means of a semi-structured questionnaire applied to teachers of two rural schools, located in the interior of the State of Espirito Santo. The study aims to analyse how has occurred the inclusion of the target students of the special education in these institutions based on testimony of the teachers. The research reveals that some impasses of these schools in relation to inclusion this target group are similar to urban contexto, for example, in the formation of tearchers and need of public investment. However, when are added the geographical, social and cultural realities in the campesino contexto, there is a need of a look more applied to special education in rural schools, thinking about a specialized educational attendance and formation of articulated teachers to local realities of small farmers, quilombolas, indian communities, fishemen, squatters, riverside communities, farm workers, landless workers and everyone else who lives in the countryside.
Keywords: Special Education, Rural Education, Special Education in Rural Areas.
Educación Especial en escuelas en el campo: un corte en la inclusión educativa en el interior del Espírito Santo
RESUMEN. Este estudio problematiza la educación especial desarrollada en escuelas rurales basada en una investigación exploratoria, realizada a través de un cuestionario semiestructurado aplicado a maestros de dos escuelas rurales ubicadas en el interior del estado de Espírito Santo. Busca analizar cómo se ha llevado a cabo la inclusión de estudiantes que apuntan a la educación especial en estas instituciones con base en los testimonios de los docentes. Se encuentra que algunos impases de estas escuelas con respecto a la inclusión de este público son similares a lo que se verifica en contextos urbanos, por ejemplo, con respecto a la capacitación de maestros y la necesidad de inversiones públicas. Sin embargo, cuando se agrega a las realidades geográficas, sociales y culturales del contexto rural, existe la necesidad de una mirada más aplicada a la educación especial en / desde el campo, con el fin de pensar en la asistencia educativa especializada y la capacitación docente vinculada a las realidades locales. pequeños agricultores, quilombolas, pueblos indígenas, pescadores, colonos, habitantes de la ribera, agricultores, personas sin tierra y todos los demás que viven en el campo.
Palabras clave: Educación Especial, Educación Rural, Educación Especial en el Campo.
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