RELATOS DE TRABALHO DE CAMPO NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOURADA (GOIÁS):

GEOGRAFICIDADE E ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Natalia Barbosa Mateus Universidade Estadual de Goiás
  • Márcio José Pires de Morais Universidade Estadual de Goiás
  • Sebastião de Souza Oliveira Secretaria Municipal da Educação de Palmas
  • Vandervilson Alves Carneiro Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11n23p79-92

Palavras-chave:

Geodiversidade, Serra Dourada, Ensino, Atividade de campo

Resumo

A geograficidade de paisagens abióticas consiste numa gama de ambientes hidrológicos, espeleológicos, paleontológicos, geológicos e geomorfológicos. Tal sejam as naturezas de cada elemento, tomada em seu conjunto dão origem a variedades de paisagens.  Entende-se por natureza de tais elementos, do ponto de vista macro, a localização, o clima, a dureza dos minerais, fósseis, tipos de relevo que se materializam em eventos do tipo falhas, dobras, quedas d’água, canais fluviais, cavernas, mirantes, afloramentos e outros. Este trabalho cumpre a responsabilidade de uma pesquisa acadêmica, na referida temática, sem perder de vista potencial uso destas experiências com outras instituições de ensino e sociedades como um todo. Essa iniciativa, todavia, responsabiliza os autores e o Curso de Mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina (Cidade de Goiás / GO) realizada no Parque Estadual da Serra Dourada (GO) em 16/06/2019. Dado que por meio de fotografias, narrativas e descrição dos componentes naturais, podem-se concluir os objetivos. Percebeu-se que os pontos visitados apresentam o potencial necessário de auxiliar e de fundamentar explicações ligadas ao ensino de Geociências, de Geografia com destaque para a Geodiversidade em ambiente de Cerrado.

Biografia do Autor

Natalia Barbosa Mateus, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Geografia da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás (GO).

Márcio José Pires de Morais, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando em Geografia da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás (GO)

Sebastião de Souza Oliveira, Secretaria Municipal da Educação de Palmas

Licenciado em Geografia pela UFG/Goiânia; Mestrado em Geografia pela UFG/Goiânia; Doutorado em Geografia pela UNESP/Presidente Prudente. Professor efetivo de Geografia da Rede Municipal de Palmas-TO, desde 2004. Professor Substituto de Geografia na UFT (2004-2006) e (2009-2010).

Vandervilson Alves Carneiro, Universidade Estadual de Goiás

Docente efetivo dos cursos de graduação em QUÍMICA LICENCIATURA e QUÍMICA INDUSTRIAL, dos cursos de especialização em ENGENHARIAS, TECNOLOGIAS e SUSTENTABILIDADE URBANA e GESTÃO AMBIENTAL, do Campus Central / Ciências Exatas e Tecnológicas (Anápolis / GO) e do Programa de Pós-Graduação em GEOGRAFIA, do Campus Cora Coralina (Cidade de Goiás / GO), ambos da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduado em Geografia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Presidente Prudente / SP), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Central / Ciências Socioeconômicas e Humanas (Anápolis / GO), Mestre e Doutor em Geografia pela UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia (Goiânia / GO). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq - SAMA - Solo, Água e Meio Ambiente. Editor-chefe da Revista Mirante (ISSN 1981-4089). Pós-doutorado concluído junto à Faculdade de Farmácia (Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica - PPGIF), da UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Colemar Natal e Silva (Goiânia / GO). Tem experiência nas áreas de Geografia Física, Geodiversidade e Geociências.)

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Publicado

2022-02-08

Como Citar

MATEUS, Natalia Barbosa; MORAIS, Márcio José Pires de; OLIVEIRA, Sebastião de Souza; CARNEIRO, Vandervilson Alves. RELATOS DE TRABALHO DE CAMPO NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOURADA (GOIÁS): : GEOGRAFICIDADE E ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 79–92, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11n23p79-92. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/11605. Acesso em: 23 nov. 2024.