RELATOS DE TRABALHO DE CAMPO NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOURADA (GOIÁS):
GEOGRAFICIDADE E ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11n23p79-92Palavras-chave:
Geodiversidade, Serra Dourada, Ensino, Atividade de campoResumo
A geograficidade de paisagens abióticas consiste numa gama de ambientes hidrológicos, espeleológicos, paleontológicos, geológicos e geomorfológicos. Tal sejam as naturezas de cada elemento, tomada em seu conjunto dão origem a variedades de paisagens. Entende-se por natureza de tais elementos, do ponto de vista macro, a localização, o clima, a dureza dos minerais, fósseis, tipos de relevo que se materializam em eventos do tipo falhas, dobras, quedas d’água, canais fluviais, cavernas, mirantes, afloramentos e outros. Este trabalho cumpre a responsabilidade de uma pesquisa acadêmica, na referida temática, sem perder de vista potencial uso destas experiências com outras instituições de ensino e sociedades como um todo. Essa iniciativa, todavia, responsabiliza os autores e o Curso de Mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina (Cidade de Goiás / GO) realizada no Parque Estadual da Serra Dourada (GO) em 16/06/2019. Dado que por meio de fotografias, narrativas e descrição dos componentes naturais, podem-se concluir os objetivos. Percebeu-se que os pontos visitados apresentam o potencial necessário de auxiliar e de fundamentar explicações ligadas ao ensino de Geociências, de Geografia com destaque para a Geodiversidade em ambiente de Cerrado.
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