SABERES E FAZERES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA REFERENTES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO EM PORTO NACIONAL – TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14834Schlagworte:
Geografia, Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Saberes e FazeresAbstract
Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre as concepções dos professores de Geografia e sua prática docente no ensino médio, referente à Educação Ambiental nas Escolas Estaduais de Porto Nacional – TO, investigando quais os saberes que os docentes de Geografia possuem de Educação Ambiental e identificar os fazeres dos docentes de Geografia em Educação Ambiental. A metodologia foi fundamentada numa revisão de literatura acerca do tema estudado. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, teses, dissertações e artigos sobre a importância das concepções e práticas dos professores de Geografia referente à Educação Ambiental nas escolas formais em Porto Nacional – TO, na rede pública estadual e também foram realizados entrevistas, questionários e observação das aulas dos professores. Os resultados obtidos oferecem uma visão de como tem se dado à práxis em Educação Ambiental na área pesquisada e a relação com a Geografia. A partir do arcabouço elaborado das concepções reveladas, foi possível formular algumas sugestões de intervenção em EA para as escolas pesquisadas. Ressalta-se que a importância desta pesquisa para a área está em contribuir para a reflexão sobre os saberes e fazeres que possam permear a EA e, também, pela contribuição que fornece, não ficando apenas no trato conceitual.
Literaturhinweise
BRASIL, Ministério da Educação. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF,
BRASIL, Ministério da Educação. Lei n. 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: MMA/SBF, 1999.
BRITO, A. E. Sobre a formação e a prática pedagógica: o saber, o saber-ser e saber-fazer no exercício profissional. In: MENDES SOBRINHO, J. A. C. Formação e prática pedagógica: diferentes contextos de análises. Teresina: EDUFPI, 2007, p. 47-62.
CALLAI, H. C. A. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013a. – 168 p. – (Coleção ciências sociais).
CARVALHO, Vilson Sérgio de. Educação ambiental e desenvolvimento comunitário. Wak. 2ª ed. Rio de Janeiro, 2006.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Bases teóricas metodológicas da geografia: uma referencia para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, L. S. et al (Org.). Formação de Professores: concepções e práticas em geografia. Goiânia, Editora E. V, 2006. p.27-49
CAVALCANTI, Lana de Souza. Jovens escolares e suas práticas espaciais cotidianas: o que tem isso a ver com as terefas de ensinar Geografia? In.: CALLAI, Helena Copetti. (org.). Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FREIRE, P. Educação e mudança. 6. ed. Tradução de Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983 (Coleção educação e mudança, v. 1).
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental da educação. São Paulo: Papirus, 2004.
KINDEL, E. A. I.; LISBOA, C. P. (Org.). Educação ambiental: da teoria à pratica. Porto Alegre: Mediação, 2012. 142p.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. GPV. São Paulo, 1986.
PEDRINI, Alexandre de Gusmão (Org.). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Vozes, 5ª ed. Petrópolis, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido.O estágio na formação de professores: unidade Teoria e prática? São Paulo, Cortez, 2005.
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
ROSA, D. E. G. Formação de Professores: concepções e práticas. In: CAVALCANTI, L. S. et al (Org.). Formação de Professores: concepções e práticas em geografia. Goiânia, Editora E. V, 2006. p.15-25.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo:Hucitec, 1998
SILVA, A. C. S. O trabalho com Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental, 2008.
SHULMAN, L. S. El saber y entender de la profesión docente. Estúdios Públicos, Santiago-Chile, n. 99, p. 195-224, 2005.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./fev./mar./abr. 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Tocantinense Journal of Geography
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.