SABERES E FAZERES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA REFERENTES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO EM PORTO NACIONAL – TO
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14834Mots-clés :
Geografia, Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Saberes e FazeresRésumé
Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre as concepções dos professores de Geografia e sua prática docente no ensino médio, referente à Educação Ambiental nas Escolas Estaduais de Porto Nacional – TO, investigando quais os saberes que os docentes de Geografia possuem de Educação Ambiental e identificar os fazeres dos docentes de Geografia em Educação Ambiental. A metodologia foi fundamentada numa revisão de literatura acerca do tema estudado. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, teses, dissertações e artigos sobre a importância das concepções e práticas dos professores de Geografia referente à Educação Ambiental nas escolas formais em Porto Nacional – TO, na rede pública estadual e também foram realizados entrevistas, questionários e observação das aulas dos professores. Os resultados obtidos oferecem uma visão de como tem se dado à práxis em Educação Ambiental na área pesquisada e a relação com a Geografia. A partir do arcabouço elaborado das concepções reveladas, foi possível formular algumas sugestões de intervenção em EA para as escolas pesquisadas. Ressalta-se que a importância desta pesquisa para a área está em contribuir para a reflexão sobre os saberes e fazeres que possam permear a EA e, também, pela contribuição que fornece, não ficando apenas no trato conceitual.
Références
BRASIL, Ministério da Educação. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF,
BRASIL, Ministério da Educação. Lei n. 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: MMA/SBF, 1999.
BRITO, A. E. Sobre a formação e a prática pedagógica: o saber, o saber-ser e saber-fazer no exercício profissional. In: MENDES SOBRINHO, J. A. C. Formação e prática pedagógica: diferentes contextos de análises. Teresina: EDUFPI, 2007, p. 47-62.
CALLAI, H. C. A. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013a. – 168 p. – (Coleção ciências sociais).
CARVALHO, Vilson Sérgio de. Educação ambiental e desenvolvimento comunitário. Wak. 2ª ed. Rio de Janeiro, 2006.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Bases teóricas metodológicas da geografia: uma referencia para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, L. S. et al (Org.). Formação de Professores: concepções e práticas em geografia. Goiânia, Editora E. V, 2006. p.27-49
CAVALCANTI, Lana de Souza. Jovens escolares e suas práticas espaciais cotidianas: o que tem isso a ver com as terefas de ensinar Geografia? In.: CALLAI, Helena Copetti. (org.). Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FREIRE, P. Educação e mudança. 6. ed. Tradução de Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983 (Coleção educação e mudança, v. 1).
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental da educação. São Paulo: Papirus, 2004.
KINDEL, E. A. I.; LISBOA, C. P. (Org.). Educação ambiental: da teoria à pratica. Porto Alegre: Mediação, 2012. 142p.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. GPV. São Paulo, 1986.
PEDRINI, Alexandre de Gusmão (Org.). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Vozes, 5ª ed. Petrópolis, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido.O estágio na formação de professores: unidade Teoria e prática? São Paulo, Cortez, 2005.
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
ROSA, D. E. G. Formação de Professores: concepções e práticas. In: CAVALCANTI, L. S. et al (Org.). Formação de Professores: concepções e práticas em geografia. Goiânia, Editora E. V, 2006. p.15-25.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo:Hucitec, 1998
SILVA, A. C. S. O trabalho com Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental, 2008.
SHULMAN, L. S. El saber y entender de la profesión docente. Estúdios Públicos, Santiago-Chile, n. 99, p. 195-224, 2005.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./fev./mar./abr. 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.