OFICINAS GEOGRÁFICAS E APRENDIZAGEM
O PIBID na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.14851Schlagworte:
oficinas geográficas, PIBID, escolaAbstract
As páginas a seguir será uma narrativa de um conjunto de atividades desenvolvidas pelo PIBID ‘Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência”, na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires. Aliada as oficinas vamos problematizar algumas possiblidades na construção do ensino, das práticas pedagógicas na organização do espaço dos alunos. O Programa foi desenvolvido durante os meses de agosto de 2018 a dezembro de 2019 e contou com aproximadamente seis oficinas distintas aplicadas na escola. Acreditamos que que o exercício espacial trouxe a possibilidade de intervenção na realidade. Nossa base teórica foi a proposta de Brooks (2019, pp. 143-165) “a comunicação entre as disciplinas escolares e acadêmicas da Geografia”, buscando a construção e significação do currículo escolar.
Literaturhinweise
BREDA, Thiara Vichiato. Jogos geográficos na sala de aula – 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar, segunda versão, revista. 2016. Disponível em basenacionalcomum.mec.br. Acesso em 10/09/2016.
BRASIL. MEC, 2018. Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC 2018. Disponível: http://nepeg.com/newnepeg/wp-ontent/uploads/2017/02/GT4_07_Pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-para-o-curr%C3%ADculo_-as-incertezas-quanto-ao-ensino-de-Geografia-na-educa%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica-a-partir-da-BNCC.pdf
BROOKS, Clare. A relação entre “expertise” da disciplina escolar e da ciência de referência. In, Conversas na escada: currículo, docência e disciplina escolar. Orgs Ana Angelita da Rocha, Ana Maria Monteiro e Rafael Straforini. RJ: Consequência, 2019, pp143-165.
CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da Geografia. 2. ed. Ijuí (RS): Unijuí, 2006, 80 p.
CORDEIRO, J. A relação pedagógica. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, pp. 66-79, v. 9.
DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, v. 5, n. 6, p. 222-230, mai./jun./jul./ago.,1997.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Editora Olho dágua: São Paulo, 1997.
MACHADO, Júlio César Epifânio. Os Conhecimentos Prévios dos Alunos no Ensino de Geografia: apontamentos para a organização das aulas. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 10, p. 114-125, jul./dez., 2015.
SILVA, L. G. Jogos e situações-problema na construção das noções de lateridade, referências e localização espacial. In: CASTELLAR, S. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Tocantinense Journal of Geography
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.