OFICINAS GEOGRÁFICAS E APRENDIZAGEM

O PIBID na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.14851

Palavras-chave:

oficinas geográficas, PIBID, escola

Resumo

As páginas a seguir será uma narrativa de um conjunto de atividades desenvolvidas pelo PIBID ‘Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência”, na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires. Aliada as oficinas vamos problematizar algumas possiblidades na construção do ensino, das práticas pedagógicas na organização do espaço dos alunos. O Programa foi desenvolvido durante os meses de agosto de 2018 a dezembro de 2019 e contou com aproximadamente seis oficinas distintas aplicadas na escola. Acreditamos que que o exercício espacial trouxe a possibilidade de intervenção na realidade. Nossa base teórica foi a proposta de Brooks (2019, pp. 143-165) “a comunicação entre as disciplinas escolares e acadêmicas da Geografia”, buscando a construção e significação do currículo escolar.

Biografia do Autor

Rosemberg Ferracini, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Geografia Humana USP. Professor de Geografia com pesquisas em Ensino, Metodologia de Ensino, África e africanidades. Atua na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Membro do Laboratório de Educação Geográfica -LABEDUC.

Pablo Amaury Pereira Lima, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia UFT, mestrando em Geografia na UFT, Porto Nacional.

Referências

BREDA, Thiara Vichiato. Jogos geográficos na sala de aula – 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.

BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar, segunda versão, revista. 2016. Disponível em basenacionalcomum.mec.br. Acesso em 10/09/2016.

BRASIL. MEC, 2018. Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC 2018. Disponível: http://nepeg.com/newnepeg/wp-ontent/uploads/2017/02/GT4_07_Pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-para-o-curr%C3%ADculo_-as-incertezas-quanto-ao-ensino-de-Geografia-na-educa%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica-a-partir-da-BNCC.pdf

BROOKS, Clare. A relação entre “expertise” da disciplina escolar e da ciência de referência. In, Conversas na escada: currículo, docência e disciplina escolar. Orgs Ana Angelita da Rocha, Ana Maria Monteiro e Rafael Straforini. RJ: Consequência, 2019, pp143-165.

CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da Geografia. 2. ed. Ijuí (RS): Unijuí, 2006, 80 p.

CORDEIRO, J. A relação pedagógica. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, pp. 66-79, v. 9.

DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, v. 5, n. 6, p. 222-230, mai./jun./jul./ago.,1997.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Editora Olho dágua: São Paulo, 1997.

MACHADO, Júlio César Epifânio. Os Conhecimentos Prévios dos Alunos no Ensino de Geografia: apontamentos para a organização das aulas. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 10, p. 114-125, jul./dez., 2015.

SILVA, L. G. Jogos e situações-problema na construção das noções de lateridade, referências e localização espacial. In: CASTELLAR, S. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

FERRACINI, Rosemberg; LIMA, Pablo Amaury Pereira. OFICINAS GEOGRÁFICAS E APRENDIZAGEM: O PIBID na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 327–345, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i28.14851. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/14851. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)