OFICINAS GEOGRÁFICAS E APRENDIZAGEM
O PIBID na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.14851Mots-clés :
oficinas geográficas, PIBID, escolaRésumé
As páginas a seguir será uma narrativa de um conjunto de atividades desenvolvidas pelo PIBID ‘Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência”, na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires. Aliada as oficinas vamos problematizar algumas possiblidades na construção do ensino, das práticas pedagógicas na organização do espaço dos alunos. O Programa foi desenvolvido durante os meses de agosto de 2018 a dezembro de 2019 e contou com aproximadamente seis oficinas distintas aplicadas na escola. Acreditamos que que o exercício espacial trouxe a possibilidade de intervenção na realidade. Nossa base teórica foi a proposta de Brooks (2019, pp. 143-165) “a comunicação entre as disciplinas escolares e acadêmicas da Geografia”, buscando a construção e significação do currículo escolar.
Références
BREDA, Thiara Vichiato. Jogos geográficos na sala de aula – 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar, segunda versão, revista. 2016. Disponível em basenacionalcomum.mec.br. Acesso em 10/09/2016.
BRASIL. MEC, 2018. Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC 2018. Disponível: http://nepeg.com/newnepeg/wp-ontent/uploads/2017/02/GT4_07_Pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-para-o-curr%C3%ADculo_-as-incertezas-quanto-ao-ensino-de-Geografia-na-educa%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica-a-partir-da-BNCC.pdf
BROOKS, Clare. A relação entre “expertise” da disciplina escolar e da ciência de referência. In, Conversas na escada: currículo, docência e disciplina escolar. Orgs Ana Angelita da Rocha, Ana Maria Monteiro e Rafael Straforini. RJ: Consequência, 2019, pp143-165.
CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da Geografia. 2. ed. Ijuí (RS): Unijuí, 2006, 80 p.
CORDEIRO, J. A relação pedagógica. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, pp. 66-79, v. 9.
DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, v. 5, n. 6, p. 222-230, mai./jun./jul./ago.,1997.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Editora Olho dágua: São Paulo, 1997.
MACHADO, Júlio César Epifânio. Os Conhecimentos Prévios dos Alunos no Ensino de Geografia: apontamentos para a organização das aulas. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 10, p. 114-125, jul./dez., 2015.
SILVA, L. G. Jogos e situações-problema na construção das noções de lateridade, referências e localização espacial. In: CASTELLAR, S. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.