ENSEIGNEMENT DE LA GÉOGRAPHIE À L'ÉCOLE CARMENCITA MATOS MAIA DU LOGEMENT FLOR DA SERRA - PORTO NACIONAL - TO
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14019Mots-clés :
éducation sur le terrain; enseigner la géographie; colonie agraireRésumé
O objetivo da pesquisa é observar e relatar a prática do ensino de Geografia na Educação do Campo na Escola Carmencita Matos Maia no Assentamento Flor da Serra em Porto Nacional-TO. A pesquisa teórica baseou-se em uma revisão bibliográfica sobre o tema em análise e a pesquisa empírica em um trabalho de campo com a aplicação de questionamentos e de entrevistas. A partir da aplicação das entrevistas com 26 alunos procedeu a elaboração de gráficos e tabelas dos dados primários coletados. Constatou-se que a escola não atende todas as demandas e expectativas dos alunos. Observamos durante a pesquisa empírica que o cenário educacional nas escolas do meio social camponês não mudou muito do século XX para o XXI. Sabemos que é notório os problemas educacionais encontrados no meio social camponês, porém, não são difíceis de serem resolvidos, pois, basta o poder público voltar as suas atenções para resolver estas questões.
Références
ANDRADE, Manuel Correia. Caminhos e descaminhos da geografia. Campinas – SP. 5° ed. 2002.
ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007.
AUGUSTO, Katia Pryscilla Cunha Martins. 2004. As TICS na Educação do Campo: Uma análise da situação do Estado do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) o Departamento Filosofia, Informação e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra-Portugal, 2004. Disponível; file:///C:/Users/lab/Downloads/As%20TICs%20na%20Educação%20do%20Campo_%20versão%20final.pdf Acesso em 30 de outubro de 2017
AZEVEDO, Leon Martins Carriconde. A revolta camponesa de Trombas e Formoso e a contribuição da teoria anarquista. Em Debat: Rev. Dig. Florianópolis, n. 11, p. 68-89, jan-jun, 2014. Disponível em: file:///E:/textos%20para%20o%20tcc/39860-138191-2-PB%20TEXTO%20AZEVEDO.pdf Acesso em 06 de novembro de 2017.
CAMACHO, Rodrigo Simão. Paradigmas em disputa na Educação do Campo. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) da FCT-UNESP, Campus de Presidente Prudente, novembro de 2013.
COPATTI, Carina; CALLAI, Helena Copetti. O Ensino de Geografia em Educação do Campo e o Uso do Livro Didático. CONTEXTO & EDUCAÇÃO. Editora Unijuí Ano 33 nº 105 Maio/Ago. 2018.
DANTAS, Cíntia Souza Dantas da Silva. Os Impactos Socioterritoriais do Assentamento Padre Josimo I e II no Município de Cristalândia-TO e Entorno. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional), Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Universidade Federal do Tocantins, Palmas – TO, 2009.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Lei de Diretrizes Básicas (LDB).
SANTOS, Leonardo Lencioni Mattos; COCA, Estevan Leopoldo de Freitas. Territórios Camponeses e o Fechamento das Escolas do Campo: uma análise sobre a escola popular Eduardo Galeano, em Campo do Meio – MG. Geografia (Londrina) v. 31. n. 1. pp. 297 – 317, janeiro/2022.
Secretaria de Planejamento de Tocantins, 2017.
SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da; NETTO, Mário Borges. Por uma Educação do Campo: percursos históricos e possibilidades. Entrelaçando -Revista Eletrônica de Culturas e Educação Caderno temático: Cultura e Educação do Campo. N. 3 p. 45-60, Ano 2 (Nov/2011).
TAFFARE, Celi Zulke; MUNARIM, Antônio. Pátria educadora e fechamento de escolas do campo: o crime continua. Revista Pedagógica. V.17, n.35, maio/ago. 2015.
ZIECH, Márcia Eliana. A Educação do Campo na perspectiva da educação popular. Contexto & Educação - Editora Unijuí. Ano 32 nº 102, maio/Ago. 2017
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.