EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ARAGUATINS (TO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i26.15170

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Educação Escolar Quilombola, Território

Resumo

As reflexões propostas aqui têm a pretensão de analisar a Educação Escolar Quilombola (EEQ) no Ensino de Geografia (EG) no Ensino Fundamental II, na Escola Municipal de Tempo Integral Prof.ª Nair Duarte (EMTIPND), em Araguatins-TO. Os procedimentos metodológicos da pesquisa envolveram uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo. A coleta de dados, ocorreu no ano de 2021 e contou com a aplicação de questionário eletrônico, via Google Forms, e análise documental da Lei 10.639/03 e da Resolução nº 8/12. Com o trabalho, foi possível verificar que, mesmo com o suporte legal visando a garantia do trabalho da Educação Escolar Quilombola nos espaços escolares, sua aplicabilidade é exígua, em consequência da ausência de políticas públicas no município e de um currículo que comtemple as especificidades da educação quilombola e de formação continuada para os professores. Constatou-se, também, que o EG na escola é frágil, considerando-se que o profissional que ministra as aulas de geografia não possui formação na área. Tais aspectos tornam as práticas pedagógicas da referida escola pouco consistente a respeito da interpretação do território quilombola no ambiente escolar

Biografia do Autor

Roberto Souza Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia, Mestre em Planejamento Urbano pela UnB-DF e doutorado em Geografia Regional pela UNESP-Rio Claro SP. Professor associado do curso de Geografia do Campus Universitário-UFT de Porto Nacional-TO e professor permanentec do Mestrado em Geografia UFT Porto Nacional. Pós-doutorado em geografia humana pelo Instituto de Estudos Socioambientais -IESA-UFG Goiania-GO. Membro do Necleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrarios - NURBA.

Gildásia Pereira da Costa Borges, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em geografia e mestranda em geografia pela Universidade Federal de Tocantins

Referências

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm >. Acesso em: 19 set. 2022

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara da Educação Básica. Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB. Disponível em: < https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN82012.pdf?query=ensino%20m%C3%A9dio >. Acesso: 24 set. 2022.

CALLAI, Helena Copetti. Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.

CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra. Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Revista Brasileira de Educação v. 22 n. 69, p. 539-564, abr. /jun. 2017. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbedu/a/L9vwgCcgBY6sF4KwMpdYcfK/?format=pdf&lang=pt >. Acesso em: 08 nov. 2022.

CASTROGIOVANNI et al, Antonio Carlos. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CASTILHO, Suely Dulce de; SANTOS, Silvana Alves dos. O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola. Educação em Debate. Fortaleza, ano 41, n. 79, p 93-109, maio/ag. 2019. Disponível em: < https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/47170/1/2019_art_sdcastilho.pdf >. Acesso em: 08 nov. 2022.

CAVALCANTE, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. 16ª ed. São Paulo: Papirus, 2010.

NASCIMENTO, Lisângela Kati do. Educação Escolar Quilombola: Reflexões sobre os avanços das políticas educacionais e os desafios para a prática pedagógica no Vale do Ribeira-Sp. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 26, n. 49, p. 69-86, maio/ago. 2017. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-70432017000200069&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 08 nov. 2022.

OLIVEIRA, Andressa Rodrigues Sensato; SILVA, Carla Holanda. Território, Territorialidade e Identidade territorial: categorias para análise da dinâmica territorial quilombola no cenário geográfico. Caderno de Geografia. V. 27, n. 47, p. 411-426, 2017. Disponível em: < http://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/p.2318-2962.2017v27n49p411 >. Acesso em: 08 nov. 2022.

SANTOS, Robson Alves dos et al. A Educação Escolar Quilombola e o Ensino de Geografia em Vila Nova Jutaí – Breu Branco – Pa. GEOgraphia, vol: 24, n. 52, p. 1-21, 2022. Disponível em: < https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/49936 >. Acesso em: 08 nov. 2022.

SANTOS, Renato Emerso dos. O ensino de geografia do Brasil e as relações raciais: reflexões a partir da Lei 10.639/03. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, Renato Emerso dos. Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: Construindo uma agenda de pesquisa-ação. Tamoios. Ano 7, n 1, p. 4-24, 2011. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/1702/2995 >. Acesso em: 08 nov. 2022.

SANTOS, João Almeida dos; COSTA, Candida Soares da. Territórios Quilombolas e o Ensino de Geografia. Ciência Geográfica - Bauru - XXIV - Vol. XXIV- (1), p. 305-321, jan./dez., 2020. Disponível em: < https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIV_1/agb_xxiv_1_web/agb_xxiv_1-23.pdf >. Acesso em: 08 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-05

Como Citar

SANTOS, Roberto Souza; BORGES, Gildásia Pereira da Costa. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ARAGUATINS (TO) . Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 205–221, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i26.15170. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/15170. Acesso em: 24 nov. 2024.