O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO PANDÊMICO:
METODOLOGIAS UTILIZADAS EM ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE ARAGUATINS-TO PARA ATENDIMENTO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 3º SEGMENTO
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11700Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos; Ensino de biologia; Ensino remoto.Resumo
A educação no Brasil tem caráter excludente desde sua implantação e ao se tratar da Educação de Jovens e Adultos os obstáculos se intensificam, pois, o público alvo dessa modalidade são alunos que deixaram de cursar às séries da educação básica na idade própria e, apesar disso, buscam a escola para melhorar as chances de inserir-se na sociedade e no mercado de trabalho. O relato aqui descrito teve intuito de inserir o maior número de alunos matriculados na turma 37.01 de uma escola pública de Araguatins-TO no processo de aulas remotas, fazendo uso de metodologia padronizada e anexas para democratizar o processo de ensino-aprendizagem. O esforço dedicado à contatação de alunos e acesso destes aos roteiros de estudo foi satisfatório, tendo uma taxa regular de evasão escolar.
Referências
ALMEIDA, Adriana; CORSO, Angela Maria. A educação de jovens e adultos: aspectos históricos e sociais. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCERE, Curitiba, 2015. Anais ... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica, 2015. p. 1283-1299.
FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974. Moreira, Marco Antônio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Cantauro, 2010.
RIBEIRO, Vera Masagão, JOIA, Orlando; PIERRO, Maria Clara Di.Visões da educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001.
VIEGAS, Ana Cristina Coutinho; MORAES, Maria Cecília Sousa de. Um convite ao retorno: relevâncias no histórico da EJA no Brasil. RIAEE –Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1,p. 456-478, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Edilainne Rodrigues da Silva Santos, Domenica Palomaris Mariano Souza, Fernanda Santos da Silva Cruz, Vânia da Silva Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.