O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO PANDÊMICO:

METODOLOGIAS UTILIZADAS EM ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE ARAGUATINS-TO PARA ATENDIMENTO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 3º SEGMENTO

Autores

  • Edilainne Rodrigues da Silva Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Domenica Palomaris Mariano Souza Universidade Federal do Tocantins
  • Fernanda Santos da Silva Cruz Colégio Estadual Osvaldo Franco
  • Vânia da Silva Ramos Secretaria de Educação, Juventude e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11700

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos; Ensino de biologia; Ensino remoto.

Resumo

A educação no Brasil tem caráter excludente desde sua implantação e ao se tratar da Educação de Jovens e Adultos os obstáculos se intensificam, pois, o público alvo dessa modalidade são alunos que deixaram de cursar às séries da educação básica na idade própria e, apesar disso, buscam a escola para melhorar as chances de inserir-se na sociedade e no mercado de trabalho. O relato aqui descrito teve intuito de inserir o maior número de alunos matriculados na turma 37.01 de uma escola pública de Araguatins-TO no processo de aulas remotas, fazendo uso de metodologia padronizada e anexas para democratizar o processo de ensino-aprendizagem. O esforço dedicado à contatação de alunos e acesso destes aos roteiros de estudo foi satisfatório, tendo uma taxa regular de evasão escolar.

Referências

ALMEIDA, Adriana; CORSO, Angela Maria. A educação de jovens e adultos: aspectos históricos e sociais. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCERE, Curitiba, 2015. Anais ... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica, 2015. p. 1283-1299.

FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974. Moreira, Marco Antônio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Cantauro, 2010.

RIBEIRO, Vera Masagão, JOIA, Orlando; PIERRO, Maria Clara Di.Visões da educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001.

VIEGAS, Ana Cristina Coutinho; MORAES, Maria Cecília Sousa de. Um convite ao retorno: relevâncias no histórico da EJA no Brasil. RIAEE –Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1,p. 456-478, 2017.

Downloads

Publicado

2021-07-17

Como Citar

SANTOS, Edilainne Rodrigues da Silva; SOUZA, Domenica Palomaris Mariano; CRUZ, Fernanda Santos da Silva; RAMOS, Vânia da Silva. O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO PANDÊMICO: : METODOLOGIAS UTILIZADAS EM ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE ARAGUATINS-TO PARA ATENDIMENTO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 3º SEGMENTO. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 24–30, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i1.11700. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/11700. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.